Páginas

30 de abril de 2013

O meu fricassê de frango

  Com a correria do dia a dia, temos que nos virar para fazer receitas práticas e rápidas, mas não menos saborosas. Este prato é um exemplo de comida gostosa, que aquece a alma, com gostinho de casa da vovó.
  Confesso a vocês que, na maioria das vezes, essas comidinhas são feitas da minha cabeça, não sigo receitas e nem medidas. Então, antes de fazer o blog, provavelmente já devo ter feito fricassê de maneiras diferentes. Mas, desta vez anotei os ingredientes para lhes mostrar aqui.
 
Fricassê de frango

Para cozinhar o frango:

500 gr de peito de frango (usei sem osso)
1/2 cenoura cortada em pedaços grandes
1/2 cebola cortada em pedaços grandes
pimenta do reino
sal à gosto
1 bouquet garni (amarrado de ervas para dar sabor aos caldos e molhos, usei salsa, cebolinha e louro)

Para o fricassê:

o frango desfiado
1 concha do caldo do cozimento
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa bem generosa de manteiga
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
1/2 cenoura ralada
2 tomates cortados em cubinhos
1/2 lata de milho escorrido
1 caixa de creme de leite
4 raminhos de salsa
100 gr de queijo prato ralado (ou mozarela)
100 gr de requeijão cremoso (1/2 copo)
sal à gosto
pimenta do reino

Em uma panela coloque os legumes e temperos do caldo com água suficiente para cobrir o frango. Quando a água ferver, adicione o peito de frango. Deixe cozinhar até a carne estar toda branca (o meu demorou 10 minutos). Retire o frango da panela e desfie-o grosseiramente (reserve 1 concha deste caldo para usarmos na receita do fricassê).



Em outra panela, derreta a manteiga e refogue a cebola com o alho. Adicione o frango, tempere com sal e pimenta do reino, junte a cenoura, o milho e, por último, o tomate.
Dissolva a farinha de trigo em um pouquinho do caldo reservado, e só então junte o restante (assim você evita que fique empelotado). Junte essa mistura ao refogado do frango e mexa um pouco, deixando que a farinha cozinhe. Acrescente o creme de leite e deixe engrossar um pouco. Tempere com a salsa picada e verifique novamente o sal, acrescentando mais um pouco se necessário.
Coloque o frango em uma travessa untada com manteiga (usei uma com 15cm x 20 cm), coloque por cima colheradas do requeijão e, por último, o queijo.
Leve ao forno pré-aquecido a 220º C somente para gratinar.

Rendimento: 6 porções.


Obs.: eu gosto de fazer meus caldos assim, em casa. Você pode usar também talos de alho poró, aipo, tomilho, alecrim, etc. Aproveite o que você tem em sua geladeira. Sei que é mais prático usar caldos industrializados, mas os feitos em casa são muito saborosos e, sem dúvida, muito mais saudáveis. É possível fazer também caldo de legumes, carne, camarão, entre outros...

2 comentários:

  1. a essa hora da manha vendo uma delícia desta não quem resista a uma boquinha.Pena que ingessei a perna ontem e não posso experimentar fazer.CHUIF

    ResponderExcluir
  2. Olá Tatiana,realmente este fricassê é bem gostoso. Quando você puder, experimente fazer a receita e vem me contar o resultado, ok? Espero que se recupere o mais breve possível :)

    ResponderExcluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.