Páginas

14 de abril de 2013

Cupcake de chocolate com brigadeiro branco



  Estive ausente durante esses dias pois estava planejando a festa de aniversário de 8 anos da minha filhota mais nova, que foi ontem. Foi uma festinha simples, somente para as amiguinhas dela, mas feita com muito carinho por mim. Mas dá trabalho quando você decide fazer tudo sozinha :)
  Alguns dias atrás achei um caderninho antigo, de quando eu era pré-adolescente, onde eu anotava algumas receitas. E faço isso até hoje, anoto receitas de diversas fontes como televisão, revista, jornal, etc. Quando acho que pode dar um bom resultado eu anoto, imprimo, e fico cheia de papeizinhos em minha gaveta de receitas (pois não tenho mais a organização daquela época)... Por isso algumas receitas que darei neste blog não terão os devidos créditos, não tenho mais noção de onde elas vieram... É o caso deste cupcake, que foi aprovado por todos ontem. A cobertura de brigadeiro branco foi tirada deste blog que adoro, e fica maravilhosa. O chocolate branco dá um sabor bem especial. Espero que gostem.



  Cupcake de chocolate com cobertura de brigadeiro branco

Ingredientes do cupcake

115 gr de manteiga sem sal
200 gr de açúcar
180 ml de leite
170 gr de ovos (de 3 a 4 unidades)
1/4 de colher de chá de açúcar vanille (ou 1colher de chá de essência de baunilha)
180 gr de farinha de trigo peneirada
50 gr de cacau (usei chocolate em pó)
5 gr de fermento
1 pitada de sal

Bata a manteiga com açúcar durante 10 minutos. Misturar os ovos com a baunilha e juntar ao creme de manteiga aos poucos, batendo sempre, até conseguir um creme claro. Acrescentar a farinha, o chocolate e o sal já misturados, batendo somente até incorporar. Por último junte o leite e o fermento, batendo mais um pouco. Colocar as forminhas de cupcake na fôrma própria (com 12 cavidades), para que eles mantenham o formato correto. Preencher cada uma delas com 2/3 de massa e levar a forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 25 minutos.

Ingredientes da cobertura

1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 colher de sopa de leite em pó integral
100 gr de chocolate branco
1 colher de sopa de manteiga

Levar todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre. O segredo para manter esta voltinha característica da cobertura é o ponto do brigadeiro, que deve passar do ponto de enrolar. Demora um pouco, mas vale muito à pena. Estará pronto quando você levantar a espátula que está usando para mexer o brigadeiro, e este cair aos pedaços, e não como em "fio".

Deixar os cupcakes e a cobertura esfriarem bem, colocar o brigadeiro em um saco de confeiteiro com o bico 1M da Wilton (o mais indicado para fazer este desenho na foto abaixo) e decorar os cupcakes com um movimento circular.


Rendimento : 18 unidades.

  Caso queira rechear os cupcakes para que fiquem ainda mais saborosos, é só fazer uma cavidade em cada um deles utilizando uma faquinha pequena com ponta fina, colocar o recheio (usei brigadeiro preto), e tampá-los novamente como mostro na foto abaixo.



E aqui mostro o resultado por dentro... Tentação demais em um bolinho tão pequeno !!

14 comentários:

  1. Ótima receita, testado e aprovado, estava procurando uma receita de brigadeiro branco que não ficasse mole, e desse para confeitar... amei Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou e que a receita serviu para você. Fico muito feliz quando meus leitores dão o retorno, contando que aprovaram as receitas. Este brigadeiro realmente tem uma ótima textura, e é muito saboroso. Beijos!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Olá Anônimo, tem o rendimento na receita, são 18 unidades. Beijos.

      Excluir
  3. Olá,
    Qual é a quantidade de leite necessária? Não diz nos ingredientes. :o)

    ResponderExcluir
  4. Gente, não é que faltou mesmo o leite!! Estou acrescentando na receita, muito obrigada pelo alerta :) Beijos.

    ResponderExcluir
  5. São 180 ml de leite, já acrescentei lá na receita.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada!
    Vou tentar de novo! :o)

    ResponderExcluir
  7. Posso tingir essa cobertura ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo, desculpe a demora em responder, mas estou viajando e quase sem acesso à internet. Eu nunca tingi brigadeiro, mas já vi várias pessoas indicarem o uso de corante em gel comestível para tingir o brigadeiro branco. Eu recomendo que você faça a receita, e separe um pouquinho de brigadeiro para testar se dá certo. Lembre-se de usar pouco corante, e ir acrescentando aos poucos, para obter a cor certa. Beijo.

      Excluir
  8. olá renata,sobre a receita do brigadeiro,com quantos ingrediente são feitos 100 unidades de cupcakes.bjos aguardo a respostas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "anônimo", essa receita rende 18 cupcakes. Eu faria 6 receitas (é só multiplicar todos os ingredientes por 6), que renderiam 108 unidades. Como você nunca fez essa receita, acho melhor trabalhar com uma margem de sobra do que correr o risco de render menos que os 100 que você precisa. Espero ter ajudado, beijos.

      Excluir
  9. Olá! Tenho uma dúvida. .. Eu posso usar chocolate branco fracionado para misturar aos ingredientes da cobertura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Taiane, desculpa pela demora em te responder, ando em falta aqui no blog!! Eu nunca usei chocolate fracionado, pois não gosto, mas acredito que você possa usar sim. Te aconselho a fazer um teste, espero que dê certo. Se fizer, vem nos contar aqui depois. Beijo.

      Excluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.