Páginas

16 de abril de 2013

Sopa de ervilha com bacon

  No cardápio de hoje: sopa de ervilha bem quentinha, porque aquele calor enlouquecedor do verão já deu lugar a um clima bem mais agradável aqui no Rio de Janeiro.
  Acrescentei inhame a esta receita, pois ajuda na textura da sopa, além de enriquecer o nosso prato com seus nutrientes (e não modifica o sabor). Mas fica a seu critério, caso não queira usá-lo, tudo bem.



Sopa de ervilha com bacon

500 gr de ervilha partida (aquela vendida em embalagens plásticas, ficam próximas ao feijão no supermercado)
500 gr de músculo bovino
130 gr de bacon cortado em cubos pequenos
4 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo
1 inhame cortado em cubinhos (opcional)
água
sal
pimenta do reino

Corte o músculo em pedaços não muito pequenos, e tempere-os com sal e pimenta. Coloque o óleo em uma panela de pressão, refogue o bacon com o alho. Acrescente o músculo e deixe que fique com uma cor dourada. Por último junte a ervilha, o inhame (se for utilizar), e água suficiente para cobrir 3/4 da panela de pressão. Acrescente sal (usei 1 colher de chá) e deixe cozinhar por 20 minutos em fogo médio (contar o tempo quando a panela começar a chiar). Quando a panela perder a pressão, abra e mexa bem a sopa, pois a ervilha costuma se concentrar no fundo. Acerte o sal (precisei colocar mais um pouco) e sirva com um fio de azeite.

Obs.: Fique atento ao tempo de cozimento, pois este vai depender da chama do seu fogão. Não é necessário bater esta sopa no liquidificador, caso consiga cozinhar a ervilha no tempo certo, ela desmancha na panela.
Você pode separar um pouco do bacon para enfeitar o prato depois de pronto, como eu fiz.
Caso queira, utilize paio - para esta receita use 1 unidade cortado em rodelas não muito finas - fica uma delícia!

Rendimento : 6 porções

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.