Páginas

20 de abril de 2013

Anéis de lula empanados

  Aqui em casa adoramos lula empanada, mas confesso que dá um pouquinho de preguiça fazer o processo de empanar: farinha, ovo, farinha... Enfim, já procurei uma receita daquelas que você faz uma massa só e mergulha a lula, mas não achei nenhuma ainda que me agradasse e ficasse tão crocante. Como não faço isso sempre, até porque evito fritura aqui em casa, vale à pena deixar a preguiça de lado e fazer esta receita pois fica tão gostosa que acaba em segundos !!!
  Fiz meus dois molhinhos preferidos para acompanhar, receitas criadas por mim.

Anéis de lula empanados

500 gr de lulas (comprei frescas e inteiras)
sal
pimenta do reino
500 ml de leite
suco de 1 limão
3 ovos
farinha de trigo
farinha de rosca (faço em casa, processo pães torrados deixando-os como uma farinha mais grossa, com pedaços. O resultado é uma empanada mais crocante)

Para limpar as lulas, segure seu corpo e puxe delicadamente a cabeça, que se solta com facilidade. Afaste os tentáculos, e você vai ver um anel que contém uma boca (parece um bico). Pressione para que saia inteiro. Corte os tentáculos logo abaixo dos olhos da lula, pois eles são comestíveis. Para limpar o corpo retire de dentro dele um tipo de cartilagem, dura, parece um plástico transparente. Retire a pele e nadadeira, passando a mão levemente.




Corte o corpo da lula em anéis, não muito largos. Tempere-os com sal e pimenta do reino, e coloque-os em um bowl cobertos com o leite e o suco do limão. Deixe esta mistura descansar por 1 hora na geladeira.
Após este tempo, escorra os anéis e passe-os pela farinha de trigo temperada com um pouco de sal e pimenta. Passe-os nos ovos batidos, e depois na farinha de rosca.
Frite imerso em óleo quente, para que não passe de 3 minutos na frigideira (ou a lula pode ficar borrachuda). Escorra em papel toalha.

Geléia de pimenta dedo de moça

50 ml de vinagre de vinho branco
200 ml de água
150 gr de açúcar
1 cebola média
60 gr de pimenta dedo de moça (aproximadamente 8 grandes)
1 canela em pau

Retire as sementes das pimentas e descarte-as. Leve todos os ingredientes (exceto a canela) ao liquidificador. Bata até que as pimentas fiquem em pedaços bem pequenos, e leve esta mistura ao fogo médio até que reduza em ponto de geléia. Quando a mistura estiver quase no ponto, coloque na panela a canela em pau (ela ajuda a retirar o excesso da ardência da pimenta). Coloque a geléia em um vidro esterilizado e reserve.

Molho de hortelã

100 gr de cream cheese
50 gr de creme de leite
50 gr de iogurte natural
1/2 maço de hortelã
sal

Bata todos os ingredientes no processador até formar um molho não muito ralo.

Sirva a lula bem quentinha com os molhos geladinhos.

Ah, e se alguém tiver uma receita boa de empanar, compartilhe com  a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.