Páginas

7 de abril de 2013

Ciabatta

  Mais uma receita testada e aprovada deste livro. A ciabatta é um pão delicioso, leve, muito usado para fazer sanduiches. A receita não é trabalhosa, mas requer paciência pois o processo de fermentação é um pouco demorado. Façam este pão, o resultado final vale muito à pena :) !!
Fiz o dobro da receita, e poucas modificações.

Ciabatta

Ingredientes

400 gr de farinha de trigo peneirada
8 gr de sal
4 gr de fermento biológico seco
300 ml de água morna
azeite

Misture a farinha e o sal em um bowl e reserve. Coloque o fermento em outro bowl, acrescente a água morna e misture até dissolver.
Acrescente a mistura da farinha ao fermento dissolvido, misture com uma espátula, e depois com as mãos até obter uma massa um pouco pegajosa (não é para sovar, só misturar).
Coloque um pouco de azeite em uma tigela, até cobrir o fundo, e adicione a massa. Cubra e deixe descansar por 1 hora.
Depois desse tempo dobre a massa duas vezes, com cuidado, sem apertá-la (ainda na tigela). Deixe descansar novamente durante 1 hora.
Repita este processo mais duas vezes, sempre respeitando o tempo de descanso. Ao final do processo, sua massa terá crescido e estará com bolhas como mostro na foto abaixo.



Enfarinhe uma superfície limpa, e vire a massa com cuidado, para não estourar as bolhas de ar (que são responsáveis pelo sucesso na textura deste pão).
Divida a massa em porções (dependendo do tamanho que quiser, eu fiz 3 pães grandes e 2 menores) com uma espátula de metal ou uma faca bem afiada.
Enfarinhe as mãos e molde os pães de forma a ficarem retangulares e achatados. Polvilhe farinha sobre os pães, e coloque-os em um tabuleiro untado com azeite. Deixe descansar durante 10 minutos.
Pré-aqueça o forno a 250º C e leve os pães para assar por 15 a 20 minutos. Para saber se estão assados bata no fundo dos pães, você vai ouvir um som oco.

Obs.: Não é preciso borrifar água no forno no momento de assar, pois esta massa já é bem úmida. É muito importante obter estas bolhas na massa, pois deixam o pão mais leve e com a textura certa. Sua casca deve ser fina e crocante.



  Faça sanduiches com o recheio de sua preferência, ou simplesmente coma o pão quentinho, saído do forno, com uma boa manteiga... É delicioso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.