Páginas

28 de abril de 2013

Ceviche

  O ceviche é uma grande paixão. Além de bonito, é muito leve, fresco e saboroso. E o principal: é muito rápido de fazer. É um prato tipicamente peruano, muito utilizado também como entrada para refeições. Podem-se variar os temperos, mas a base é um peixe branco de carne firme e um elemento cítrico, normalmente o limão. No Peru são utilizados legumes como milho e batata doce para acompanha-lo, mas eu prefiro assim, simples e delicioso.

Observe na foto o corte da cenoura e da cebola, chamado julienne. É um corte fino e comprido. 


Ceviche

500 gr de peixe branco firme (usei filé de tilápia)
1/2 cenoura cortada em julienne
1/2 cebola roxa cortada em julienne
1 pimenta dedo de moça picada
1/2 maço de coentro picado
3 limões tahiti
sal à gosto
azeite à gosto

Corte o peixe em cubos de aproximadamente 2 cm. Tempere com sal e junte a cebola, cenoura, a pimenta e o coentro. Acrescente o suco dos 3 limões, e por último o azeite.
O limão vai "cozinhar" o peixe, processo que demora de 5 a 8 minutos. Assim que o peixe estiver branco, está pronto para ser consumido.

Rendimento : 4 porções

 
 
Obs.: o coentro é um ingrediente polêmico, pois há os que o amam, e os que o odeiam (essa pessoa aqui AMA o coentro). Se você é dos que o odeiam, não precisa deixar de fazer esta fantástica receita, é só substituir o coentro por hortelã fresco (eu já usei e ficou delicioso), ou até mesmo salsa. Na cozinha, temos sempre que adaptar as receitas ao nosso gosto e preferências.


2 comentários:

  1. oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii.. ao invés de peixe posso colocar frango? meu marido não come frutos do mar...... afffff preciso urgente sair do arroz e feijão....

    ResponderExcluir
  2. Oi Pati, infelizmente não dá para substituir pelo frango, por causa da cocção, que nesta receita é feita pelo limão. Mas pode deixar, vou postar urgente algumas receitas para você conseguir agradá-lo...

    ResponderExcluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.