Páginas

1 de agosto de 2013

Um delicioso yakissoba (e férias sem internet)

  Eu sei, eu sei... Estive sumida novamente. Passamos parte das férias em nossa casa de praia, chão de terra. Internet nem pensar... E depois fomos para São Paulo, ficamos em um apartamento também sem internet.
  Confesso que há um tempo atrás não sentiria a menor falta... Nunca tive paciência com computador. Mas, pela primeira vez em minha vida, senti saudades da internet. Por que?? Por causa do blog. Cantinho que me acostumei a escrever e compartilhar as coisas com vocês.
  Não sou o tipo de pessoa que gasta dinheiro com roupas, sapatos, perfumes ou maquiagem. Meu dinheiro é gasto com livros de gastronomia, utensílios de cozinha, temperos, etc. E não seria diferente dessa vez, ainda mais em São Paulo. Fomos ao Mercado Municipal, ao bairro da Liberdade, etc.


  E para estrear minha nova wok, resolvi fazer um yakissoba hoje. Adoro comida oriental, é colorida, saborosa e saudável. As amigas das meninas estavam aqui em casa e tudo virou uma festa.

Yakissoba de carne e legumes

300 g macarrão para yakissoba (usei um importado, mas você acha nacionais em supermercados)
300 g de carne cortada em pedaços pequenos, como para strogonoff (usei filé mignon, use a carne de sua preferência)
1/2 colher sopa de maisena
1 cebola cortada em gomos
2 xícaras de vagens cortadas (usei a vagem manteiga, não corte em pedaços muito pequenos)
1 brócolis americano (separe as "flores", cortando ao meio as muito grandes)
1 cenoura cortada na diagonal em fatias não muito grossas
1/4 de repolho fatiado
1 xícara chá de molho shoyu
4 colheres sopa de óleo de gergelim (faz toda a diferença, mas se você não tiver, use o óleo comum)
2 colheres de sopa de óleo comum
sal
pimenta do reino

Deixar todos os ingredientes cortados e separados irá facilitar muito a sua vida, ainda mais nessa preparação em que você vai acrescentar um ingrediente por vez por causa do tempo de cozimento de cada um (o ato de separar tudo o que vai ser utilizado em uma receita chama-se mise em place).
Use um pouco do molho shoyo para temperar a carne (não use sal, pois o shoyo já é bem salgado). Envolva-a com a maisena. Enquanto a carne pega gosto, coloque água para ferver para cozinhar o macarrão (siga as instruções da embalagem).
Em uma panela grande, aqueça o óleo comum e coloque a carne para dourar. Não deixe a carne ficar ressecada, é só o tempo de dourá-la.

       Não reparem não, mas a foto mostra que eu esqueci de colocar o brócolis primeiro :)

Reserve a carne em uma tigela e, na mesma frigideira, sem lavá-la, coloque o óleo de gergelim para aquecer. Vá acrescentando os legumes, começando com os mais resistentes, pois levarão mais tempo para cozinhar (os legumes são usados todos crus). Comece com o brócolis. Deixe refogar um pouco, e junte a cenoura e as vagens. Depois de alguns minutos, junte a cebola e o repolho. Tempere com um pouco do sal e pimenta do reino. Acrescente o restante do molho shoyo (lembre-se que os legumes do yakissoba devem ser servidos al dente).
Neste momento seu macarrão deve estar pronto. Coloque a carne na panela, junto com os legumes, e acrescente o macarrão. Prove o tempero, se necessário, use mais molho shoyo. Sirva ainda quente.



Rendimento: 5 porções.

Obs.: é muito importante todos os legumes estarem al dente!!
Essa receita é muito saudável pois os legumes não são cozidos antes de usá-los, não perdendo assim as suas propriedades nutritivas.
O óleo de gergelim é delicioso, mas tem o sabor forte. Por isso só usei para refogar os legumes. Para a carne use o óleo comum.

 

2 comentários:

  1. Quando você coloca os legumes... acrescenta um pouco de água?
    Realmente parece uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mvv Mari, não é necessário usar água. O calor da panela irá cozinhar os legumes, e deixa-los al dente. Por isso colocamos cada um em seu tempo certo, os mais resistentes vão primeiro. É só perceber quando o legume estiver começando a amolecer, você vai adicionando os outros. Mais cuidado para que não fiquem moles demais, o gostoso é sentir que estão crocantes. Espero ter ajudado. Beijo.

      Excluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.