Eu sei, eu sei... Estive sumida novamente. Passamos parte das férias em nossa casa de praia, chão de terra. Internet nem pensar... E depois fomos para São Paulo, ficamos em um apartamento também sem internet.
Confesso que há um tempo atrás não sentiria a menor falta... Nunca tive paciência com computador. Mas, pela primeira vez em minha vida, senti saudades da internet. Por que?? Por causa do blog. Cantinho que me acostumei a escrever e compartilhar as coisas com vocês.
Não sou o tipo de pessoa que gasta dinheiro com roupas, sapatos, perfumes ou maquiagem. Meu dinheiro é gasto com livros de gastronomia, utensílios de cozinha, temperos, etc. E não seria diferente dessa vez, ainda mais em São Paulo. Fomos ao Mercado Municipal, ao bairro da Liberdade, etc.
E para estrear minha nova wok, resolvi fazer um yakissoba hoje. Adoro comida oriental, é colorida, saborosa e saudável. As amigas das meninas estavam aqui em casa e tudo virou uma festa.
Yakissoba de carne e legumes
300 g macarrão para yakissoba (usei um importado, mas você acha nacionais em supermercados)
300 g de carne cortada em pedaços pequenos, como para strogonoff (usei filé mignon, use a carne de sua preferência)
1/2 colher sopa de maisena
1 cebola cortada em gomos
2 xícaras de vagens cortadas (usei a vagem manteiga, não corte em pedaços muito pequenos)
1 brócolis americano (separe as "flores", cortando ao meio as muito grandes)
1 cenoura cortada na diagonal em fatias não muito grossas
1/4 de repolho fatiado
1 xícara chá de molho shoyu
4 colheres sopa de óleo de gergelim (faz toda a diferença, mas se você não tiver, use o óleo comum)
2 colheres de sopa de óleo comum
sal
pimenta do reino
Deixar todos os ingredientes cortados e separados irá facilitar muito a sua vida, ainda mais nessa preparação em que você vai acrescentar um ingrediente por vez por causa do tempo de cozimento de cada um (o ato de separar tudo o que vai ser utilizado em uma receita chama-se mise em place).
Use um pouco do molho shoyo para temperar a carne (não use sal, pois o shoyo já é bem salgado). Envolva-a com a maisena. Enquanto a carne pega gosto, coloque água para ferver para cozinhar o macarrão (siga as instruções da embalagem).
Em uma panela grande, aqueça o óleo comum e coloque a carne para dourar. Não deixe a carne ficar ressecada, é só o tempo de dourá-la.
Não reparem não, mas a foto mostra que eu esqueci de colocar o brócolis primeiro :)
Reserve a carne em uma tigela e, na mesma frigideira, sem lavá-la, coloque o óleo de gergelim para aquecer. Vá acrescentando os legumes, começando com os mais resistentes, pois levarão mais tempo para cozinhar (os legumes são usados todos crus). Comece com o brócolis. Deixe refogar um pouco, e junte a cenoura e as vagens. Depois de alguns minutos, junte a cebola e o repolho. Tempere com um pouco do sal e pimenta do reino. Acrescente o restante do molho shoyo (lembre-se que os legumes do yakissoba devem ser servidos al dente).
Neste momento seu macarrão deve estar pronto. Coloque a carne na panela, junto com os legumes, e acrescente o macarrão. Prove o tempero, se necessário, use mais molho shoyo. Sirva ainda quente.
Rendimento: 5 porções.
Obs.: é muito importante todos os legumes estarem al dente!!
Essa receita é muito saudável pois os legumes não são cozidos antes de usá-los, não perdendo assim as suas propriedades nutritivas.
O óleo de gergelim é delicioso, mas tem o sabor forte. Por isso só usei para refogar os legumes. Para a carne use o óleo comum.
Quando você coloca os legumes... acrescenta um pouco de água?
ResponderExcluirRealmente parece uma delícia!
Olá Mvv Mari, não é necessário usar água. O calor da panela irá cozinhar os legumes, e deixa-los al dente. Por isso colocamos cada um em seu tempo certo, os mais resistentes vão primeiro. É só perceber quando o legume estiver começando a amolecer, você vai adicionando os outros. Mais cuidado para que não fiquem moles demais, o gostoso é sentir que estão crocantes. Espero ter ajudado. Beijo.
Excluir