Páginas

10 de agosto de 2013

Um hambúrguer delicioso com coleslaw (três receitas em uma!!!)

  Minha mãe está me pedindo há algum tempo para descobrir a receita desta salada típica americana, a coleslaw. É uma salada de repolho, um pouco adocicada, que os americanos usam muito para acompanhar churrasco ou sanduíches. É fácil de fazer, mas existem diversas receitas diferentes por aí... E, para complicar mais um pouquinho, descobri que cada região dos EUA tem sua versão da coleslaw. Então, como faço quase sempre, li várias fontes e decidi fazer do meu jeito. É a mais próxima que achei da tradicional (eu acho). Enfim, o que importa é que ficou deliciosa!!!
  Me despertou então a vontade de fazer O HAMBÚRGUER em casa. Lá fui eu pesquisar mais um pouco, e descobri que os especialistas dizem que não se deve agregar nenhum tempero à carne, o sal só é usado quando o hambúrguer vai para a frigideira (ou chapa), e que o ideal é que o hambúrguer seja feito com carne moída acrescida de 15 a 20% de seu peso em gordura. Não consegui comprar fraldinha, então usei um patinho moído que tinha em casa. Aí surgiu um problema, como acrescentar gordura ao patinho?? Já falei para vocês que não costumo deixar de fazer receitas por falta de ingredientes. Eu tento adaptá-las ao que tenho, ao meu gosto, etc. Então decidi que iria usar a gordura de bacon para deixar meu hambúrguer suculento (em uma casa que quase não se usa gordura, de vez em quando pode...). E acreditem, valeu muito à pena. Costumava fazer hambúrguer com cebola, mostarda, salsa, etc. Estava um pouco descrente em não usar nenhum tempero na carne. Mas... SURPRESA!! Meu hambúrguer ficou excelente seguindo as orientações que pesquisei. É minha mais nova preferida receita de hambúrguer bem suculento. 
  Ah, mas não acabou por aí... Euzinha, pessoa que não fujo de trabalho, decidi que faria melhor ainda, e fiz também o pão do hambúrguer. Ou seja, serão três receitas em um post... Ufa. Tente fazer você também, eu garanto o resultado!
  Bom apetite!!!
  Ah, nem preciso dizer que é infinitamente mais saudável do que comer qualquer hambúrguer por aí :)


Hambúrguer em pão caseiro com salada coleslaw

para o pão (pão viennois)

420 g de farinha de trigo
80 g de leite gelado *
120 g de água gelada *
60 g de manteiga em temperatura ambiente
20 g de açúcar
5 g de sal
10 g de fermento biológico seco
1 ovo ligeiramente batido (para pincelar os pães)

* é isso mesmo, aqui eu peso os líquidos utilizados na receita. Fica mais fácil pois vou acrescentando tudo no bowl, zerando a balança a cada adição.

Em uma tigela coloque a farinha, o fermento, o leite e a água e misture com uma colher de pau. Acrescente a manteiga e comece a misturar com as mãos. Enfarinhe um pouco a sua bancada de trabalho, e coloque a massa sobre ela. Comece a sovar, até que a massa fique homogênea. Aqui abaixo irei mostrar fotos com o movimento ideal para a sova: você deve segurar uma ponta da massa com uma das mãos, com a outra você estica a outra extremidade. Depois puxe essa ponta que foi esticada, enrolando um pouco a massa. A cada movimento desse, você deve girar a massa para que sove por igual. Usei as pontas dos dedos para vocês visualizarem melhor a foto, mas no movimento da volta, você deve usar a mão toda como na primeira foto.

 


 


Observe que a massa deve ser sovada até ficar bem lisa. O ponto correto deve ser verificado assim: pegue um pedaço da massa e vá esticando devagar. Se ela rasgar, ainda precisa ser sovada. Se ela for esticando até ficar bem fininha é porque está pronta.
Coloque a massa de volta no bowl, cubra com um pano limpo e deixe descansar por 1 hora (eu deixo minha massa sempre dentro do forno, desligado).
Após 1 hora de descanso, retire o pano de prato e cubra o bowl com filme pvc. Leve então a massa à geladeira, por 2 horas.
Pré-aqueça o forno a 220º C. Divida a massa em 7 porções (cada uma terá aproximadamente 100 g). Faça uma bola com cada porção de massa, tendo o cuidado de fechar bem o fundo do pão, para que ele não abra no forno (eu dou beliscões no fundo do pão, até que a massa fique grudada e bem fechadinha).
Coloque os pães em uma assadeira (uso uma antiaderente) e pincele cada um com o ovo. Leve ao forno por 20 minutos (dependendo do seu forno).
 
para a salada coleslaw
 
1/4 de repolho fatiado bem fino (se o repolho estiver pequeno, use 1/2)
1 cenoura média ralada (em ralo grosso)
1/2 cebola roxa fatiada em meia lua
160 g de maionese (uso a light)
1/4 xícara de chá de leite
suco de 1/2 limão
1 colher sopa de vinagre branco (uso o de vinho)
30 g de açúcar
1/2 colher chá de sal
pimenta do reino à gosto
 
Misture o repolho, a cenoura e a cebola.
Em outra tigela, acrescente todos os outros ingredientes, misturando bem com um fouet. Esse será o seu molho.
Misture tudo, e leve à geladeira por 4 a 6 horas.
 
 
para o hambúrguer
 
500 g de patinho moído
80 g de bacon (use a parte que contém mais gordura, não precisamos da carne)
sal à gosto
um fio de óleo para grelhar
 
Coloque o bacon em um mini processador, e bata bem até ficar quase como uma pasta.
Misture essa gordura do bacon com a carne moída.
Coloque papel manteiga como base para formar os hambúrgueres. Separe 6 porções de carne com 100 g cada. Use um aro (o meu tinha 9 cm), coloque sobre o papel manteiga e coloque as porções de carne dentro dele. Vá pressionando com uma colher, até deixar o hambúrguer bem lisinho.
 
 
 Aqueça uma frigideira, coloque o fio de óleo e leve os hambúrgueres para grelhar (use pouquíssimo óleo, e a frigideira deve estar bem quente). Só então você deve temperar os hambúrgueres com sal. Doure dos dois lados, sem ficar mexendo. O ponto certo do hambúrguer é quase mal passado, assim você preserva muito melhor o sabor da carne, e todos os seus sucos. Ele ficará muito suculento!!
 
Sirva o hambúrguer no pão, com alface e a salada coleslaw (o ideal é que você corte o pão ao meio, e leve-o para grelhar, pois ele não deve encharcar com o suco da carne. Eu acabei pulando esta etapa, mas faz toda a diferença).
Varie também seu recheio: alface e tomate, queijo derretido, cebola, bacon, cheddar. O céu é o limite...
 
Essas receitas são bem versáteis: a coleslaw é uma salada, e pode ser consumida sem o hambúrguer.
O pão pode ser usado também como pão de cachorro quente, ou recheado (massa do joelho, como nós cariocas chamamos aquele salgado enrolado recheado com queijo e presunto). É só variar o seu formato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.