Páginas

8 de agosto de 2013

Focaccia

  Quem gosta de cozinhar vai entender o que vou falar aqui. Você já se dedicou a alguma receita, passou um tempo na cozinha, e se pegou sorrindo sozinho ao observar o resultado final? Aquele prato ficou incrível, a sobremesa linda... É delicioso quando nos surpreendemos com uma receita nova. Melhor ainda se tivermos convidados. Nós, que temos prazer em cozinhar, adoramos ver as pessoas felizes ao degustar algo que fizemos. E não precisa ser nada especial... Algumas amigas das minhas filhas comem muito mal, as mães comentam que não sabem o que fazer... Aí, quando elas almoçam ou jantam aqui, comem tudo, raspam o prato e pedem bis!!! Nossa, nada mais gostoso do que ver crianças (e adolescentes) comendo com prazer.
  Várias vezes tenho esses sentimentos... Mas, quando faço pão, sempre sinto isso. É impressionante como o processo de sovar, descansar, crescer, assar a massa de pão me fazem bem! Pode ser uma receita que já tenha feito outras vezes... Quando sinto o cheirinho do pão invadindo a casa, uma alegria invade também meu coração.
  Essa focaccia que fiz hoje alegrou meu dia. Tive que me controlar para não comer o pão todo de uma vez. Estava delicioso, leve e quentinho... Experimentem essa receita, ela leva um tempinho para ficar pronta, mas vale a pena. Peguei daquele livro que já mencionei aqui no blog, e não me decepcionei. O autor sugeriu a cobertura clássica, com alecrim. Sugeriu também usar cebola roxa, azeitonas ou tomate. Eu optei por misturar o alecrim com a cebola. E não me arrependi!
  E para quem não tem o hábito de cozinhar, ou não tem experiência... Experimentem, testem receitas, pois nada melhor do que se alimentar bem. Comida feita em casa não tem conservantes, você controla a quantidade de sódio que usa, e pode optar por usar sempre ingredientes frescos. E não tem como negar que a comida aproxima as pessoas...



Focaccia

200 g de farinha de trigo
4 g de sal
2 g de fermento biológico seco (ou 4 g do fermento fresco)
150 ml de água morna
aproximadamente 50 ml de azeite
raminhos de alecrim
1/2 cebola roxa cortada em meia lua
sal grosso (sê uma triturada para que os grãos não fiquem tão grandes)

Misture a farinha e o sal. Reserve.
Em outra tigela, misture a água e o fermento, mexendo até dissolve-lo.
Adicione a farinha temperada na mistura de água com fermento, e misture com uma colher de pau. Use as mãos para deixar a mistura mais homogênea, sem sovar. A massa ficará um pouco pegajosa, é assim mesmo. Cubra o fundo da tigela com um pouco do azeite, coloque a massa por cima, cubra com um pano e deixe descansar por 1 hora.
Depois desse tempo, puxe com cuidado uma ponta da massa, e dobre-a pressionando levemente. Gire a tigela e repita o movimento com a outra extremidade da massa. Vou mostrar o movimento nas fotos abaixo.



Repita essas operação (descansar a massa 1 hora e dobrá-la) mais 3 vezes. Sempre observe se tem azeite no fundo da tigela, antes de levar a massa para descanso. No final desse ciclo, a massa vai estar crescida e formando bolhas em sua superfície.
Forre uma assadeira de bordas baixas com papel manteiga. Unte com azeite e coloque a massa com cuidado sobre o papel. Cubra e deixe descansar por 10 minutos.
Pressione a massa com as pontas dos dedos, achatando e esticando, até obter um retângulo (o meu ficou em 18 cm x 25 cm). Esse processo vai deixar o seu pão com aqueles "furos" característicos da focaccia. Cubra e deixe descansar mais 10 minutos.
Espalhe a cobertura de sua preferência. Regue com um pouco do azeite.
Cubra e deixe crescer por 20 minutos.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 250º C.


O autor sugere que asse a focaccia por 15 a 20 minutos. A minha demorou 25 minutos. Observe o seu forno. O pão estará pronto quando sua cobertura estiver dourada, e fizer um som oco quando você bater no seu fundo. Caso precise, leve ao forno por mais alguns minutos. Coloque sobre uma grade para esfriar (se você resistir e não comê-lo na hora!!).


Rendimento: 1 pão

Obs.: para evitar que o alecrim queime no forno, mergulhe os raminhos no azeite antes de coloca-los sobre o pão.
A água que você usar para dissolver o fermento deve estar morna, e nunca quente!! Senão você corre o risco de matar o fermento.
Meu sal grosso tinha acabado, e usei flor de sal. Use o sal de sua preferência, mas não serve o fino.
Se optar por usar azeitonas, coloque-as sobre metade da massa, e dobre a outra metade por cima delas. Pressione para fechar o pão. Isso evita que elas queimem.
Eu sempre coloco meus pães para descansar dentro do forno desligado, coberto com um pano limpo. É o lugar mais quentinho da cozinha.
Quando você abrir a massa na assadeira, use uma outra maior para cobri-la e levar para descansar. Se você usar um pano, ele vai grudar na sua massa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.