Páginas

19 de agosto de 2013

Iscas de mignon com molho de gengibre e laranja

  Cozinhar no dia a dia é difícil... É uma rotina que exige muito amor, paciência e criatividade. Vamos combinar que 2 refeições por dia, 7 dias por semana, 4 semanas por mês são 60 refeições mensais!! Levando em conta que em cada dia comemos a mesma coisa no almoço e no jantar, cai para 30 o número de refeições mensais. São 30 pratos que tenho que planejar preocupada em fazer uma dieta balanceada, com diversos grupos de alimentos e sem repeti-los muitas vezes. E tem o maior obstáculo de todos: a falta de tempo. Mesmo que você não cozinhe na sua casa, tem que orientar sua ajudante, não é mesmo?
  Não deixo a neurose tomar conta não, mas temos que nos preocupar com nossa alimentação, ainda mais com duas crianças em casa. É nessa fase que devemos criar bons hábitos. O que realmente evito é comida muito calórica, frituras são raríssimas em casa. Basicamente monto uma refeição assim: arroz (alterno integral com o parboilizado), feijão, uma carne (vermelha, frango ou peixe) e legumes e verduras.
  E não sou tão organizada a ponto de fazer uma lista de compras semanal, ou algo parecido. Como já contei para vocês, normalmente vejo o que tenho na despensa e na geladeira e decido o que vou fazer no dia. No máximo o planejamento é feito de um dia para outro :)
  Ah, mas não estou reclamando não. É muito gostoso ter a possibilidade de oferecer uma alimentação legal para minha família.
  Essa receita é deliciosa, espero que inspire vocês a fazer comidinhas simples, diferentes e saborosas no seu dia a dia.
  E não vou dizer para vocês que aqui só entram frutas, legumes e verduras. Amo manteiga, creme de leite, etc. Afinal, sou cozinheira, gente!!!



Iscas de mignon com molho de gengibre e laranja

500 g de filé mignon cortado em tiras (ou a carne de sua preferência)
3 colheres sopa de óleo
2 dentes de alho picados
1/2 cebola cortada em meia lua
1/2 cenoura cortada em palitos finos*
1 pedaço de gengibre fresco também cortado em palitos bem fininhos (não pesei o gengibre, usei um pedaço do tamanho de um limão pequeno)
suco de 2 laranjas peras (as minhas estavam bem suculentas, se você só conseguir laranjas com menos suco, use de 3 a 4)
2 colheres sopa de molho shoyo
1 colher sobremesa rasa de farinha de trigo
sal
pimenta do reino

Em um pote, misture a farinha de trigo com o molho shoyo, até que fique bem dissolvida. Reserve.
Aqueça bem o óleo em uma panela, coloque a carne e tempere com sal e pimenta. Deixe dourar, mas sem cozinhar muito. Acrescente o alho, a cebola, a cenoura e o gengibre. Deixe refogar um pouco, e junte o suco das laranjas.

Este processo todo não deve demorar, para que a carne não cozinhe demais e fique ressecada.
Acrescente o molho shoyo reservado , deixe engrossar um pouquinho e desligue o fogo. Sirva em seguida acompanhando arroz e uma boa salada.
Fica muito gostoso também servido como aperitivo, acompanhado de um bom pão ou torradinhas.

*temos um utensílio na cozinha chamado mandolina

 

normalmente eu corto a cenoura para esta receita com este utensílio. É algo prático, que vale a pena ter em casa. Alguns são bem caros, outros nem tanto. Mas ajuda muito na hora de fatiar legumes bem finos, ou corta-los em palitos. Na receita de hoje, fiz com a faca para mostrar a vocês conseguimos cozinhar sem ter todos os utensílios disponíveis no mercado. Na foto abaixo vejam que primeiro cortei a cenoura em lâminas finas e depois fui cortando os palitos.
O corte do gengibre foi o mesmo, e fica com o sabor bem acentuado. Se você preferir um sabor do gengibre mais suave, pode usar uma quantidade melhor e usá-lo ralado.

 
Rendimento: 5 porções.
 
Obs.: observe na foto que a receita fica com pouco molho, somente para manter a carne úmida e suculenta.

2 comentários:

  1. Devem ser bem saborosas.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma delícia mesmo Susy, além de muito rápido de fazer. Quem gosta de gengibre deve experimentar. Beijo.

      Excluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.