Páginas

13 de agosto de 2013

Carne seca na moranga

  Dei muito trabalho para a minha mãe na adolescência. Tenho que admitir, aprontei bastante. Agora que sou mãe de duas filhas muito doces e tranquilas, achei que escaparia de passar por tudo que minha mãe passou. Ai, como nos enganamos... Quer dizer, não tenho como reclamar das meninas. A mais nova ainda não chegou nessa fase. A mais velha, com 12 anos, está entrando no tão temido período de questionamentos e confusões mentais. Eu sei, eu sei... Ela continua uma menina doce, obediente, respeitosa, carinhosa... Ah, mas os problemas no colégio começaram. Enfim, já que a adolescência está aí, é torcer para que ela se lembre de tudo o que ensinei até hoje e passe por tudo isso com calma. Devagar tá filha?? Tenha pena da mamãe :)
  Assim como torço para que as meninas se lembrem de tudo o que ensinei a elas sobre caráter, respeito, família e amizade, espero que elas também se lembrem das lições sobre alimentação... O quanto é importante termos cuidado com o que comemos, que umas besteirinhas e doces de vez em quando não matam, mas que temos que nos alimentar bem, e de maneira saudável, etc. Não sou o tipo de mãe muito chata, que regula tudo o que entra pela boca das filhas (ou será que sou?). Enfim, tento sempre mostrar o que é bom e ruim, e que bons hábitos devem ser seguidos por toda a nossa vida.
  A receita de hoje é mais uma daquelas que comemos primeiro com os olhos. Combinação clássica: carne seca com abóbora, jabá com jerimum... Não importa o nome, o importante é que é uma delícia. Aqui trago para vocês a versão servida em porções individuais, em mini morangas. Mas, se não encontra-las, você pode servir em uma moranga maior.
  E você, foi uma adolescente tranquila, ou deu trabalho como eu??



Carne seca na (mini) moranga

4 mini morangas (ou 1 moranga não muito grande)
400 g de carne seca (uso a lagarto, tem menos gordura)
1/2 cebola picada
1 tomate picado
3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de extrato de tomate
1/2 xícara chá de água
3 colheres sopa de salsa e cebolinha picadas
sal
pimenta do reino
gotas de tabasco (ou outro molho de pimenta)
4 colheres sopa de requeijão (usei o de copo)

Corte a carne seca em pedaços não muito pequenos. Para dessalga-la, coloque-a em uma tigela com água deixando na geladeira de um dia para o outro (o ideal é que você consiga trocar essa água 4 vezes). Cozinhe a carne em uma panela de pressão, com água suficiente para cobri-la. Quando a panela começar a "chiar", conte 40 minutos e apague o fogo. Enquanto ela está cozinhando, prepare as morangas.
Corte os tampos das moranguinhas com uma faquinha pequena. Com uma colher, retire as sementes e aquela parte fibrosa das abóboras. Tempere com sal e pimenta do reino e coloque novamente as tampas das morangas. Coloque-as em um tabuleiro coberto com papel alumínio (para que não queime o fundo das abóboras). Cubra-as com mais um pedaço de papel alumínio e leve-as ao forno pré-aquecido a 180º C por 30 minutos (ou até que você espete a parte interna das morangas e elas estejam macias). Reserve.
Desfie a carne seca.Em uma frigideira, coloque o óleo e refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate e a carne e deixe apurar o sabor. Depois junte o extrato de tomate e a água. Tempere com a pimenta do reino e coloque mais sal, se necessário. Junte o tabasco e a salsa e cebolinha. Quando estiver bem temperadinha, reserve.
Para montar, coloque um pouco da carne seca no fundo de cada moranguinha. Acrescente uma colher de requeijão e termine de enchê-las com mais carne. Leve ao forno para aquecer e decore com um pouco de requeijão e uma folhinha de salsa crespa.
Para fazer a moranga maior, siga os mesmos procedimentos. A quantidade de carne e temperos vai depender do tamanho da moranga que você usar. O tempo de forno para assá-la também será maior.
Eu deixei as morangas prontas e recheadas na geladeira (tirei as fotos com elas ainda frias), pois só iria servi-las à noite. Deu tudo certo, faltando 20 minutos para o jantar, eu as tirei da geladeira, deixei em temperatura ambiente e depois aqueci em forno 200º C por aproximadamente 20 minutos.


Não é um charme servir uma comidinha assim?

4 comentários:

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.