Páginas

23 de agosto de 2013

Sorvete de baunilha caseiro e delicioso

  Estou há algum tempo querendo trazer receitas de sorvetes para vocês e resolvi experimentar esta do David Lebovitz. Sorvete industrializado tem gordura vegetal :(  Eu sei que são gostosos, mas se podemos fazer deliciosos sorvetes em casa, por que não optar por eles? Melhor ainda, são infinitamente mais saudáveis. E não se preocupe se você não tem uma máquina de sorvete... Eu também não tenho (AINDA) e isso nunca foi problema para mim. Ah, mas eu pretendo comprar uma... e depois eu faço a mesma receita com a máquina e conto para vocês a diferença.



Sorvete de baunilha

1 xícara chá de leite integral
1 pitada de sal
150 g de açúcar
1 fava de baunilha
2 xícaras de creme de leite (usei o de lata sem soro)
5 gemas (eu peneirei)
1 colher chá extrato de baunilha*

*eu não usei o extrato de baunilha, pois queria sentir somente o gosto da fava. O David diz que o álcool do extrato ajuda a potencializar a baunilha, e eu acredito. Então, da próxima vez, vou experimentar usar o extrato.


Abra a fava de baunilha, fazendo um corte no sentido do seu comprimento. Com as costas de uma faca, retire as sementes de seu interior.


Em uma panela, coloque o leite, o açúcar e o sal. Deixe aquecer (sem levantar fervura), desligue o fogo, adicione as sementes de baunilha e a fava, misturando bem. Tampe a panela, deixando a mistura descansar por 1 hora.
Em um bowl grande, coloque água com cubos de gelo (ao invés de usar gelo, eu levei o bowl com água ao freezer durante 1 hora, e a água ficou bem gelada). Em outro bowl menor, coloque o creme de leite.
Após 1 hora, reaqueça a mistura de leite, coloque um pouco no recipiente onde estão as gemas e misture bem, para não cozinha-las. Coloque então essa mistura das gemas  na panela, e deixe em fogo bem baixo, mexendo sempre, até engrossar um pouco. Retire a fava.
Coloque essa mistura de leite e gema no bowl do creme de leite (que já deve estar sobre a água gelada), e mexa bem até esfriar por completo. A mistura ficará bem cremosa.


Como não tenho máquina de sorvete, levei logo o creme para o freezer, e deixei sem mexer até o dia seguinte (veja abaixo o procedimento original da receita).

Obs.: Após esfriar a mistura no bowl sobre a água gelada, a receita do David orienta que deixemos a massa na geladeira durante toda a noite. No dia seguinte é só coloca-la na sorveteira. Quando eu comprar a minha, eu faço esse processo para ver a diferença (acredito que o sorvete ficará ainda mais cremoso).
Eu só tinha o açúcar de confeiteiro em casa, então foi o que usei.
A fava pode ser reaproveitada. Lave-a em água corrente, deixe secar e coloque em um recipiente com açúcar. Você terá um açúcar delicioso para usar em suas receitas.
Esqueci de dizer... Como este sorvete não leva nenhum aditivo químico, a consistência dele não é igual a de um sorvete industrializado. Ele é bem cremoso sim, mas você precisa tirá-lo do freezer uns 10 minutos antes de consumir, para que ele amoleça um pouco.


Não ficou um charme, as sementinhas da baunilha enfeitando esse sorvete??

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.