Páginas

3 de agosto de 2013

Tabule com queijo chancliche

  Sou descendente de libaneses mas, infelizmente, não cresci com a cultura presente em minha vida. Ainda não estudei profundamente a culinária dessa região, o que conheço são os pratos mais tradicionais e conhecidos de muitas pessoas. Adoro saladas, e o tabule é uma das minhas preferidas. Deve ser bem temperada, é originalmente servido em folhas de alface, mas pode ser servida acompanhada de pão árabe ou sozinha, como entrada.


  Gosto de servir com queijo tipo chancliche, um queijo que tem origem na Síria e Líbano. É feito com leite de vaca ou ovelha, e tem o formato de uma bola, envolta originalmente em zattar (ou zaatar), um preparado de ervas que tem como base o tomilho e gergelim, entre outras ervas. Aqui no Brasil encontramos facilmente este queijo fabricado em nosso país, e comprei em São Paulo um que já conhecia. Usei para esta receita o tradicional, envolta no zattar, mas gosto muito também do que é envolto em pimenta.


  O chancliche fabricado no Brasil tem como base a ricota, e algumas pessoas já fizeram em casa. Qualquer hora experimento e conto para vocês. Caso não tenha este queijo, esfarele e tempere uma boa ricota, que também irá acrescentar textura e sabor à sua salada.

Tabule com queijo chancliche

200 g de trigo para quibe
água
1/2 cebola roxa picada
1 pepino grande cortado em cubos pequenos (eu retiro a parte do centro, onde ficam as sementes)
2 tomates cortado em cubos pequenos
3 colheres sopa de salsinha e cebolinha picados grosseiramente
4 colheres sopa de hortelã cortada em tirinhas
4 colheres sopa de azeite
suco de 1 limão siciliano (você pode usar o tahiti)
sal
pimenta do reino
tabasco (ou outro molho de pimenta, se você gostar)
80 g de queijo chancliche

Hidrate o trigo (coloque em um bowl com água suficiente para cobri-lo, durante 30 minutos), e retire o excesso de água, espremendo-o com as mãos.
Junte a cebola, o pepino e o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Acrescente então a salsa, cebolinha, hortelã, o suco de limão e o azeite. Misture bem e prove o tempero. Por último acrescente algumas gotas do tabasco (caso não goste de pimenta é só não usar).
Coloque a salada em uma travessa e sirva com o queijo chancliche esfarelado por cima.

Rendimento: 5 porções (bem servidas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.