Páginas

4 de agosto de 2013

Shimeji na manteiga (a minha receita)

  Adoro cogumelos!!! Acho que eles dão graça e sabor, transformando pratos simples em verdadeiras delícias. Encontramos o shimeji na manteiga em vários restaurantes orientais, e sei que a maioria deles usa saquê para fazê-lo. Nesta receita de hoje eu não usei, pois estava sem saquê em casa, mas ficou uma delícia mesmo assim.
  Este cogumelo é rico em vitamina B12, e tem baixo índice calórico. Tem também alto índice proteico e previne algumas doenças, se for consumido constantemente em sua dieta.
  Quando estive em São Paulo, achei o shimeji em promoção em uma mercearia oriental, no bairro da Liberdade. Paguei R$ 5,00 na bandeja de 200 g (aqui no Rio costumo pagar R$ 8,00). Me arrependi de não ter comprado mais!! Servi em cima de um salmão grelhado, mas costumo comê-lo puro. Para fazer o salmão, só temperei com sal e pimenta do reino à gosto e grelhei (eu gosto dele mal passado).


Shimeji na manteiga

1 bandeja de shimeji (200 g)
2 dentes de alho picados
1 colher generosa de manteiga
1 fio de azeite
4 colheres sopa de molho shoyo
2 colheres sopa de salsa e cebolinha picados
pimenta do reino

Retire a "base" do shimeji (aquela parte mais grossa, que une os cogumelos) com uma faca, pois ela é mais dura. Separe grosseiramente os buquês (eu não costumo lavar os cogumelos, pois eles são muito porosos e absorvem muita água. Quando eles vêm muito sujos, eu retiro a terra com uma escovinha, ou passo a mão molhada por ele, sem coloca-lo sob a água).
Em uma frigideira derreta a manteiga com o azeite, coloque o alho picado e deixe que refogue um pouco. Quando estiver levemente dourado, coloque o shimeji, tempere com pimenta do reino moída na hora e adicione o molho shoyo. Deixe cozinhar por alguns minutos, acrescente a salsa e cebolinha de desligue o fogo. Sirva quente.

Rendimento: esta quantidade deu para servir 3 porções (como a da foto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.