Páginas

18 de maio de 2013

Picadinho de mignon ao vinho tinto

  O sábado aqui no Rio de Janeiro está chuvoso, dia de não fazer nada e ver um bom filme debaixo das cobertas. Mas, quem tem criança em casa, não pode se dar esse luxo :)
  Então, para alegrar o dia, uma comidinha bem comfort food para aquecer nosso corpo e nossa alma. Esse picadinho de mignon é bem simples e rápido de fazer, e muito saboroso. Como todos aqui em casa somos "farofeiros" (rsrsrs), fiz uma farofinha de alho e cenoura que sempre faz sucesso, pois fica bem molhadinha. E, para acompanhar, sempre cai bem uma saladinha de alface com tomate cereja (sem nenhum molho especial, só com azeite, pois já tem bastante sabor nos outros pratos).



Picadinho de mignon ao vinho tinto

600 gr de filé mignon cortados em pedaços não muito pequenos
100 gr de bacon cortado em cubinhos
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 xícara de chá de um bom vinho tinto
1 colher de chá generosa de páprica picante
sal
pimenta do reino
cebolinha para decorar

Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Em uma panela coloque o óleo, a cebola e o bacon. Quando estiver dourado, acrescente o alho. Deixe refogar e junte a carne temperada (o fogo deve estar alto para que a carne doure sem cozinhar demais). Quando a carne estiver dourada, acrescente a farinha de trigo e deixe cozinhar um pouco. Junte o vinho e a páprica, e deixe o álcool evaporar. Verifique o sal. O suco que saiu da carne e o vinho foram suficientes para fazer um bom molho (engrossado com a ajuda da farinha de trigo). Caso queira mais molho, acrescente um bom caldo de carne. Decore com a cebolinha cortada.

Vou explicar como faço a farofa, pois é bem simples. Coloque em uma frigideira 3 colheres de sopa bem generosas de manteiga. Quando estiver totalmente derretida (sem queimar), acrescente 1/2 cenoura grande ralada (no lado mais grosso do ralador) e deixe refogar. A manteiga ficará com uma cor alaranjada, linda, por causa da cenoura. Acrescente 4 dentes de alho picados e deixe pegar gosto, mas sem escurecer o alho. Só então junte a farinha de mandioca (prefiro usar a torrada, pois a textura da farofa fica bem melhor) e ajuste o sal. Acho que usei mais ou menos 2 xícaras de chá de farinha. Essa farofa fica bem molhadinha e crocante, e é ideal para acompanhar carnes com molho.

Rendimento: 6 porções.

Obs.: o segredo desse picadinho é o ponto da carne. O filé mignon é muito macio, então não necessita muito tempo de cocção (ele deve ficar bem suculento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.