Páginas

25 de maio de 2013

Medalhão ao vinho com risoto de gorgonzola

  Algumas pessoas têm medo do risoto, acham difícil de fazer. Eu digo que o risoto só requer carinho, atenção e prática. O segredo de um bom risoto começa pelo arroz, você deve usar um específico para este prato. Existem três tipos: arroz arbório (mais comum no Brasil), arroz carnaroli (mais usado pelos italianos) e o arroz vialone nano (tipo que resulta em um risoto mais cremoso que os outros). Use também ingredientes de boa qualidade: um bom vinho, manteiga, parmesão... Eu costumo mexer o risoto com uma colher de pau, durante todo o tempo de cocção. Assim ativamos o amido contido no arroz, o que faz com que ele fique bem cremoso. E temos que ficar de olho no ponto do arroz, que não deve ser muito duro, nem macio demais: um bom risoto mantém o grão "al dente".
  Dadas as dicas, vamos à receita de hoje.



Medalhão ao vinho com risoto de gorgonzola

Para o risoto

300 g de arroz (escolha um dos tipos citados acima)
80 g de manteiga gelada
1/2 cebola picada
1 xícara de vinho branco
1 1/2 litros de caldo de legumes (quente)
120 g de queijo gorgonzola cortado em pedaços
sal à gosto (se necessário)

Refogue a cebola em 30 g da manteiga. Quando ela murchar (sem dourar), junte o arroz e deixe refogar até todos os grãos estarem cobertos de manteiga. Acrescente o vinho e deixe evaporar um pouco. A partir deste ponto, você deve ir acrescentando o caldo quente, uma concha por vez, sempre mexendo (só acrescente a próxima concha quando o caldo acrescentado anteriormente estiver secando). Depois de aproximadamente 10 minutos, vá experimentando o ponto do arroz. Quando ele estiver quase pronto, acrescente o gorgonzola e mexa bem para que derreta. Por último, assim que desligar o fogo, misture a manteiga restante cortada em cubos, e mexa vigorosamente. Prove o sal (o gorgonzola é bem salgado, eu nem precisei usar sal na receita pois já tinha salgado um pouco o meu caldo).
Sirva imediatamente, pois o risoto começa a ressecar quando esfria.

Para o medalhão e o molho de vinho

900 g de filé mignon cortado em 6 medalhões
10 gramas de manteiga + 1 fio de óleo
sal
pimenta do reino

1 1/2 xícaras de vinho tinto
10 g de manteiga
10 g de farinha de trigo
um pouco do caldo de frango usado no risoto (se necessário)

Faça uma "pasta" com 10 g de manteiga em temperatura ambiente, e 10 g de farinha (é chamada de roux, e serve para engrossar molhos). Reserve.
Tempere a carne com sal e pimenta do reino à gosto. Em uma frigideira, derreta a manteiga (10 g) junto com o óleo e, quando estiver bem quente, coloque os medalhões, deixando bem dourados por fora, mas ainda vermelhos e macios por dentro (eu prefiro mal passado).
Reserve a carne, e aproveite a mesma frigideira para fazer o molho (aquela "crosta" formada na frigideira mantém todo o sabor da carne). Ainda com a frigideira quente e o fogo aceso, acrescente o vinho. Deixe evaporar um pouco. Junte o roux, mexendo bem com um fouet para que não fique empelotado. Se ficar muito grosso, acrescente um pouco do caldo de frango. Deixe reduzir um pouco, e sirva sobre os medalhões ainda quentes.

Rendimento: 6 porções.

Obs.: o segredo dessa refeição é deixar todos os ingredientes separados e à mão. Como não podemos passar o ponto do risoto, e devemos servi-lo imediatamente após ficar pronto, temos que fazer a carne enquanto o risoto ainda está cozinhando.

4 comentários:

  1. MARAVILHOSA!!!! Eu nunca fiz risoto , nem tinha todos os ingredientes, mas voce explicou de uma forma tao gostosa que consegui fazer e o melhor, MELHOR RISOTO QUE JA COMI!!!!! PARABENS AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIII A SUA RECEITA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei!!! Muito bom saber que minhas receitas agradam e dão certo para vocês também. Tenho sempre muito cuidado em explicar bem, pois tenho leitores de todos os tipos: dos experientes aos iniciantes na arte da cozinha. Muito obrigada pelo retorno, beijo.

      Excluir
  2. parabéns!!! descobri agora as tuas receitas estou gostando muito!!!!! você tem bom gosto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Andrea Bonini, fico muito feliz que esteja gostando das receitas e do blog. Espero voltar a ler mais comentários seus. Beijo.

      Excluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.