Páginas

18 de março de 2013

Financier de castanha



  Financier é um bolinho de origem francesa, que combina bem com café ou um bom chá. A receita original pede amêndoas, mas prefiro utilizar a castanha de caju. Além de mais barata, a castanha é nacional, e gosto de valorizar nossos produtos (quando possível). Ainda mais quando o resultado é mais gostoso (pelo menos eu acho). Se quiser, é só substituir a quantidade da farinha de castanha pela de amêndoas. Experimente as duas versões e escolha também a sua preferida !

Financier de castanha de caju

Ingredientes

120 gr de farinha de castanha de caju
180 gr de açúcar de confeiteiro
60 gr de farinha de trigo
180 gr de claras (aproximadamente 6 unidades)
130 gr de manteiga sem sal

Pré-aquecer o forno a 220º C.
Coloque a manteiga em uma panela pequena e leve ao fogo médio. Ela fará um som, como  o de fritura. Fique observando, e quando ela começar a dourar desligue o fogo. Deixe esfriar um pouco. Este procedimento é para fazer a manteiga noisette, uma técnica francesa para conseguir uma manteiga com sabor e aroma de amêndoas.
Em um bowl peneire a farinha de trigo e o açúcar de confeiteiro. Junte a farinha de castanha e misture. Acrescente as claras, mexendo com um fouet até homogeneizar a massa. Por último junte a manteiga, mexendo aos poucos, até incorporá-la à massa.
Distribua em forminhas e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos. Retire quando estiverem dourados.

Rendimento : depende da forminha que utilizar. Eu usei umas de mini pão de mel, e me renderam 25 unidades.
Unte levemente as forminhas com manteiga.

Obs.: as claras não devem ser batidas !




Um comentário:

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.