Páginas

19 de março de 2013

Polpetone



  Tenho duas filhas, de 12 e 7 anos, que são a razão do meu viver. Por isso tenho sempre a preocupação em manter uma alimentação saudável na minha casa. Claro que relaxamos às vezes, pois ninguém é de ferro, mas no dia a dia a alimentação aqui em casa é balanceada. E nada de doces e refrigerantes durante a semana...
  Com a vida corrida de hoje em dia, faço uma compra grande por mês, e vou repondo legumes, frutas, laticínios, pães durante as semanas. Por isso, na maioria das vezes, não escolho as receitas e compro os ingredientes. Eu costumo olhar o que tenho na dispensa e na geladeira, e resolvo o que irei fazer. Hoje foi assim... Tinha patinho moído e veio a idéia do polpetone. Mas na minha versão, mais light, sem pão, sem fritura...

Polpetone

Ingredientes

700 gr de patinho moído
2 colheres de sopa de mostarda escura (tipo alemã)
1 ovo
1/2 cebola picada
2 dentes de alho picados
sal
pimenta do reino
farinha de trigo para empanar

recheio

150 gr de queijo amarelo ralado grosso (usei o queijo bola, que eu tinha em casa)
80 gr de requeijão

Misturar todos os ingredientes do polpetone, menos a farinha, provando sempre o sal e pimenta (não indico quantidade, pois é a gosto).
Misturar o requeijão e o queijo à parte.
Fazer 8 bolas com a carne temperada, abrir cada uma (na mão mesmo), rechear com um pouco do queijo e fechar bem, para evitar que o queijo escorra (pela foto deu para notar que alguns acabam fugindo :-).
Passar os polpetones na farinha de trigo, bater para retirar o excesso.
Untar uma assadeira com manteiga, colocar os polpetones e levar ao forno pré-aquecido a 250º C durante, aproximadamente, 20 minutos.

Rendimento 8 polpetones.

Não vou dar a receita do molho de tomate, pois na falta de tempo usei um molho pronto mesmo (de boa marca). Só incrementei refogando um pouco de cebola em manteiga, e acrescentando manjericão.
Jogar um pouco de molho em cima de cada polpetone, e polvilhar parmesão de boa qualidade ralado na hora.



  Para o jantar das minhas meninas, acompanhei com uma massa al dente.

Obs. : Desculpem pelas fotos, mas foram tiradas à noite. Luz natural é outra coisa !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.