Páginas

8 de outubro de 2015

Curry de grão de bico (bom demais!)

     Aqui em casa nós reduzimos um pouco a carne vermelha e, pelo menos uma vez por semana, não comemos nenhum tipo de carne. Hoje foi um desses dias, e o prato escolhido foi um delicioso curry de grão de bico. Uma refeição rápida, prática, completa, pra comer de colher... Só juntar um arroz prontinho que você tiver aí na sua geladeira
     Já falamos por aqui dos benefícios do grão de bico, mas vamos relembrar: fonte de proteína, fibras, ajuda a reduzir o colesterol, a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, etc. Deve ser consumido com cereais integrais (como o arroz integral que usei), pois dessa forma as proteínas fornecidas passam a ser de excelente qualidade.
     Eu compro o grão de bico e deixo de molho durante a noite, para cozinha-lo no dia seguinte. Mas, se você quiser pular esta etapa, compre o grão de bico em lata (já vem cozido). Existem várias receitas de curry, a maioria usa leite de coco, mas eu não queria usar o industrializado (nem tenho em casa), e não tin78ha tempo de comprar um coco, quebrar, retirar a carne, liquidificar... ufa. Então fiz sem mesmo. E AMEI o resultado!! Gente, esse prato é daqueles que a gente coloca na boca achando que vai ser bom, mas é tão bom que arranca um sorriso dos nossos lábios. Experimentem fazer essa receita, acrescentem seu toque especial, e se sintam reconfortados por essa comida.


Curry de grão de bico

250 g de grão de bico cru
água
1 folha de louro
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 colher sopa de óleo de girassol
1 colher sopa de curry em pó
1 colher chá de páprica picante
1 colher chá cominho em pó
1/2 colher chá de canela em pó
1 brócolis americano separado em "flores"
1 cenoura grande cortada em meia luas
1 lata de tomate pelado picado
1 maço de coentro
sal




Cozinhe o grão de bico em panela de pressão com água (aproximadamente 3 dedos acima do grão de bico) e o louro. Quando a panela começar a chiar, conte 15 minutos, desligue o fogo e deixe a pressão sair lentamente, não acelere o processo. Reserve o caldo.
Enquanto o grão de bico cozinha, comece a fazer o curry. Coloque na frigideira o óleo, deixe aquecer e junte a cebola. Deixe murchar, sem dourar, e acrescente os temperos em pó. Deixe o sabor apurar, acrescente o alho. Refogue um pouco.


Junte o brócolis e a cenoura, misture e deixe refogar. Tempere com sal.


Acrescente o tomate pelado, aproximadamente 3 conchas do caldo do cozimento do grão de bico, deixe cozinhar um pouco, mas mantenha os legumes al dente. Verifique e acerte o sal.


Junte o grão de bico escorrido, deixe pegar um pouco o sabor do curry, e por último o coentro picado grosseiramente. Acerte o sal novamente e deixe ferver por alguns minutos.



Sirva quente com um cereal integral.


Rendimento: de 6 a 8 porções (depende da fome :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.