Páginas

12 de junho de 2015

Banana bread (pão muito saudável de banana)

     Em homenagem ao dia dos namorados, passo uma receita bem gostosa para ser compartilhada amanhã. Porque café da manhã de sábado tem que ser especial, no dia seguinte ao dia dos namorados então... Mais ainda! Dá tempo de fazer esse pão bem rapidinho ainda hoje, e comer juntinho com seu amor amanhã de manhã...      
     Mas, se você está sem namorado (a), faça esse pão assim mesmo, e se dê de presente um café bem especial.
     Apesar de manter minha reeducação alimentar, também me dou esses presentinhos de vez em quando. Agora que emagreci 15 quilos, nem penso em voltar atrás. Perder tanto peso me dá motivação para ir em frente. Mas, de vez em quando, me dou direito a comer algumas gostosuras mais calóricas. Para não pesar na consciência (nem na balança), mantenho minha reeducação alimentar e faço gostosuras saudáveis!! Acreditem, isso é possível.
     Achei essa receita em um blog que adoro, e resolvi testar. AMEI!! Eu achava que pão de banana seria bem parecido com um bolo, mas não é! É bem mais denso que um bolo, menos doce, mas não menos gostoso. Tem textura de pão mesmo. Delícia para comer no final da tarde, ou no café da manhã. Fiz algumas adaptações na receita original (estão todas no final do post), mas mantive ela bem saudável e saborosa, espero que vocês gostem tanto quanto eu e o pessoal aqui em casa!!




Banana bread

3 bananas
1/2 colher chá de extrato de baunilha
1 ovo
3 colheres sopa de óleo de girassol
1/2 xícara chá de açúcar mascavo
2 colheres sopa de mel
3 colheres chá de fermento em pó (aquele para bolo)
1 boa pitada de sal
1/2 colher chá de canela em pó
1 xícara leite desnatado
2 xícaras chá de farinha de trigo integral
1/2 xícara chá de farelo de aveia
1 1/4 xícara de aveia em flocos


Em um bowl, amasse as bananas. 


Misture todos os ingredientes (exceto a farinha integral, o farelo de aveia e a aveia em flocos), mexendo bem.


Por último acrescente esses três ingredientes que faltaram, misturando bem.



Unte uma fôrma para pão (tamanho médio) com um pouco de óleo de girassol, e coloque a massa.


Leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 1 hora (ou até que espete um palito e ele saia limpo).


Eu sei que você vai querer cortar uma fatia desse pão assim que ele sair do forno, mas resista. Aguarde aproximadamente 1 hora para fatia-lo, assim ele ficará com a textura correta e não irá esfarelar.


Rendimento: 1 pão tamanho médio.

Obs.: como disse, fiz algumas alterações na receita original:
- usei óleo de girassol, mas ela indica óleo de coco
- pode-se usar o que ela chama de "flax egg", que é o substituto para o ovo. É só misturar 1 colher de sopa de farinha de linhaça com 2 1/2 colheres de sopa de água. Deixe descansar por 5 minutos e use no lugar do ovo
- ela usa açúcar de cana, e mascavo, eu usei toda a quantidade de mascavo
- troquei o leite vegetal (ela indica o de amêndoas) pelo de vaca desnatado
- ela usa farinha de amêndoas, e uma mistura de farinhas sem gluten. Eu usei farinha integral e o farelo de aveia.
Basicamente essas foram as minhas alterações, mas com as informações acima você pode optar por seguir a receita original que é vegana, sem lactose e sem gluten.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.