Páginas

27 de setembro de 2013

Caldo verde (super temperado)

  Adoro caldo verde, mas confesso que alguns não são muito saborosos... Para mim, comida tem que ter tempero, sabor. Essa minha receita é perfeita para este início de primavera aqui no Rio de Janeiro, pois a temperatura aqui está baixa e ainda sentimos um pouco do friozinho do inverno.
  Minha avó tem uma amiga muito querida. Ela tem um sítio onde planta diversas verduras, cria galinhas, etc. De vez em quando ela traz algo para a minha avó, e eu acabo aproveitando algumas coisinhas (os ovos são maravilhosos :) Foi o caso dessa couve, que veio de lá. Melhor impossível.
  O único segredo dessa receita é o refogado, é ele que vai dar o sabor especial para este caldo. Vou explicar tudo para vocês.


Caldo verde (super temperado)

1,5 litros de água
5 batatas médias (aproximadamente 700 g)
7 folhas de couve fatiadas bem fininho
1 fio de óleo
50 g de bacon picado
1/2 cebola bem picadinha
3 dentes de alho picados
1 paio cortado em rodelas finas (eu sempre retiro a pele)
sal
pimenta do reino

Coloque a água em uma panela e acrescente as batatas cortadas grosseiramente. Tempere com sal e leve para ferver (sempre que for cozinhar batatas, você deve leva-las ao fogo em água ainda fria para que cozinhem por igual).
Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça o óleo e junte o bacon, a cebola e o alho. Deixe dourar bem e acrescente o paio. Refogue e, por último, junte a couve. Tempere com um pouco de sal e pimenta do reino. Não deixe a couve cozinhar muito na frigideira.
Pegue uma concha da água de cozimento das batatas, e coloque na frigideira, junto com o refogado da couve. Assim você vai "descolar" todas aquelas partículas que ficam grudadas na frigideira, e que contém muito sabor. Apague o fogo e reserve esse refogado.
Quando as batatas estiverem bem macias, desligue o fogo e deixe amornar um pouco. Bata no liquidificador as batatas ainda com a água do cozimento. Leve novamente para uma panela, junte o refogado de paio com couve reservado, e deixe ferver. Prove o sal e acrescente mais, se necessário.

Rendimento: 4 porções.

Obs.: para cortar a couve, retire a parte mais grossa dos talos. Corte as folhas em duas, no sentido do comprimento, enrole-as e vá fatiando bem fininho (observe as fotos abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.