Páginas

25 de abril de 2015

Salada de repolhos com maionese de tofu (para deixar o preconceito de lado)

     Sim, esse é o meu primeiro contato com o tofu! Como estou em processo de reeducação alimentar (apesar de não me alimentar tão mal assim antes), decidi deixar alguns preconceitos de lado. Porque reeducação alimentar é para sempre, não é como dieta que a gente faz somente durante um certo período com objetivo de perdermos peso. 
     Acreditem, até diminuí bastante o consumo de carne aqui em casa. Não que esteja em meus planos me tornar vegetariana, ou vegana, mas porque eu tenho descoberto muitas possibilidades de me alimentar com legumes, vegetais e leguminosas. 
     E por isso disse que devemos deixar o preconceito de lado, pois me lembro da época em que era adolescente que dizíamos que as pessoas que tinham uma alimentação mais natural, ou que eram vegetarianas, tinham a pele "esverdeada", ou tinham cara de pessoas tristes... kkkkkk como pode?
     E para conhecer o tofu, decidi que o usaria para fazer uma maionese. Pensei ser uma maneira menos radical de introduzi-lo no meu novo mundo, até porque eu já não usava maionese industrializada, eu sempre usei uma mistura de iogurte com creme de leite para fazer a substituição. E por que usar o tofu? Te dou vários bons motivos: possui poucas calorias, pouquíssima gordura, tem ferro, fósforo, cálcio, reduz o nível de colesterol ruim e ainda é antioxidante! E é um excelente substituto para as proteínas, por isso é muito usado por vegetarianos. O tofu é neutro, quase sem sabor. Senti um pouco de gosto de grão, bem de leve, como se tivesse experimentando um grão de feijão bem cozido, sem nenhum tempero. Comprei um tofu orgânico (porque ouvi dizer que os outros são feitos com soja transgênica), é bem fácil encontrá-lo em supermercados e lojas de produtos naturais. A salada ficou deliciosa, a maionese fica com o gosto do tempero que você usar, e foi uma ótima introdução do tofu em nossas vidas...


Salada de repolhos com maionese de tofu

para a maionese

1 tofu (a embalagem vem com 270 g de tofu drenado, sem o líquido)
suco de 1/2 limão
1 colher de chá de mostarda dijon (ou a que você tiver em casa)
1 dente de alho
sal
pimenta do reino
2 colheres de sopa de azeite extra virgem 

Bata tudo no processador até obter consistência de maionese, prove o tempero.


para a salada

1/2 repolho roxo
1/2 repolho verde 
1 cebola roxa 
1 cenoura 
passas pretas a gosto (usei 1/2 xícara de chá)
sal
pimenta do reino
1/2 copo de iogurte desnatado
1 molho de salsa picada

Cortar os repolhos, a cebola e a cenoura em fatias finas. Misturar as passas, temperar com sal e pimenta do reino, juntar o iogurte e 1/2 receita da maionese de tofu.


Obs.:
usei somente metade da receita de tofu, pois a maionese tem uma consistência mais firme, e queria uma salada mais úmida. Por isso acrescentei o iogurte, mas você pode utilizar somente a maionese.
Essa receita de salada rende muito, você pode fazer a metade que já renderá aproximadamente 4 porções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.