Páginas

13 de abril de 2015

O meu suco verde

     Adoro pesquisar sobre comida, boa alimentação, hábitos saudáveis, mas não sou muito adepta de modismos. Tenho um pouco de receio quando dizem que algo faz muito bem, e depois descobrimos que não é bem assim. A não ser quando realmente é feito um estudo sério sobre a coisa, aí sim me sinto segura para experimentar. 
     Experimentei um suco verde em um restaurante vegetariano aqui no Rio de Janeiro, e gostei bastante. Agora não me lembro exatamente quais ingredientes ele tinha, mas era bem gostoso. Existem várias combinações para se fazer suco verde: algumas são chamadas detox, outras energéticas, emagrecedoras, e por aí vai.
     Resolvi testar algumas, e essa versão é a minha preferida:


O meu suco verde

2 fatias de abacaxi (com a espessura de 1 dedo cada)
1 laranja sem casca e sem caroço
1 folha de couve sem o talo*
8 a 10 folhinhas de hortelã fresca
1 pedaço de gengibre (à gosto, eu utilizo um pedaço de aproximadamente 4 cm)
6 pedras de gelo
um pouquinho de água, somente para ajudar a bater

Levar todos os ingredientes ao liquidificador. É recomendado o consumo imediato, para aproveitar todos os nutrientes.

Rendimento: 1 porção de 400 a 500 ml (depende do tamanho das frutas que você utilizar)

*eu utilizo a couve orgânica. Por ser menor, eu uso então duas folhas

Obs.: 
- o suco verde deve ser tomado com um intervalo de 2 horas entre as refeições. Eu acordo bem cedo, então tomo em jejum, e tomo meu café da manhã normalmente, após 2 horas. Essa dica é de nutricionistas, que explicam que dessa maneira os benefícios do suco verde são melhor aproveitados, e também não atrapalham a absorção da ingestão de nutrientes das refeições.
- quem preferir pode coar o suco, mas você perderá uma rica fonte de fibras. O que eu faço é colocar metade do suco no copo sem coar, e a outra metade eu passo pelo coador. Assim o suco não fica com muito "bagaço", mas também aproveito parte das fibras.
- benefícios desse suco: fornece vitaminas C, A, e as do complexo B, auxilia no funcionamento do intestino, é diurético (ajuda a diminuir o inchaço), reduz o colesterol (ajudando a diminuir doenças cardíacas e derrames), tem poder anti inflamatório, contém ferro, cálcio e fósforo, reduz o açúcar no sangue, entre outros...
Não sou nutricionista, sou formada em gastronomia. As informações que passo aqui foram adquiridas através de pesquisas.
- de maneira nenhuma esses sucos devem substituir qualquer refeição, eles são um complemento de uma boa alimentação. Também não adianta consumir os sucos verdes, e manter uma alimentação ruim, rica em gorduras e açúcares. 
Quando comecei a tomar esses sucos, comecei também um processo de reeducação alimentar, e consigo obter todos os benefícios que eles podem nos proporcionar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.