Páginas

9 de setembro de 2013

Suflê de couve flor com brócolis

  Nem vou tentar me justificar... Já fui castigada pela minha ausência: morri de saudades de escrever aqui no blog. A correria desses últimos dias me impediu de cozinhar, fotografar, escrever...
  Enfim, para me redimir trago uma receita super leve e saborosa. O suflê é um prato que como feliz, à noite, pois literalmente aquece minha alma. Pode ser feito com diversos legumes, com queijo, e até com chocolate... São várias possibilidades. Só tem um problema: ele deve ser servido assim que sair do forno. Por causa das claras em neve o suflê cresce mas, em contato com o ar frio, ele acaba murchando... Nada que prejudique o sabor, isso só será um problema se você for servir para convidados. Acredito que uma solução seria deixar o suflê pronto, e só para acrescentar as claras em neve no último momento, antes de levar ao forno.


Suflê de couve flor com brócolis

50 g manteiga
50 farinha de trigo
600 ml leite
sal
pimenta
noz moscada
1/2 couve flor grande
1/2 brócolis (usei americano)
30 g de parmesão ralado
4 ovos (gemas e claras separadas)

Faça um molho bechamel: coloque a manteiga e farinha em uma panela e deixe cozinhar (a mistura deve ficar levemente dourada, mas não muito escura). Acrescente o leite aos poucos, mexendo sempre com um fouet, para que não fique empelotado. O resultado será um creme grosso e liso. Tempere com noz moscada, sal e pimenta do reino à gosto, deve ficar bem saboroso. Reserve e deixe esfriar.
Cozinhe a couve flor e o brócolis (eu cozinho no vapor, para manter todos os nutrientes, mas você pode cozinhar na água e sal). Quando estiver al dente, pique-os com uma faca.
Misture os legumes no molho bechamel e acrescente as gemas e o parmesão. Misture bem e prove o tempero. Se necessário, acrescente sal e pimenta.
Por último, bata as claras em neve e misture-as delicadamente ao creme da couve flor.


Unte ramequins (ou uma tigela grande) com manteiga e distribua o suflê. Leve ao forno pré-aquecido a 200º C por 30 a 35 minutos. Sirva imediatamente.

Rendimento: 5 porções muito bem servidas (usei 5 ramequins com 10 cm de diâmetro cada).

Obs.: para fazer o molho bechamel, você deve realmente acrescentar o leite aos poucos e mexer vigorosamente com um fouet. A mistura vai engrossando aos poucos, fica parecendo uma massa de coxinha conforme você vai acrescentando o leite. Depois vai se dissolvendo e virando um creme espesso e liso. Esse processo é muito importante para não empelotar o seu bechamel (que nada mais é do que o tradicional e verdadeiro molho branco). Mas, caso sua mistura empelote, não se desespere... É só passa-la por uma peneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.