Páginas

4 de julho de 2013

Ratatouille (delicioso)

  Na minha infância assistia a desenhos animados como Pica-pau, Tom e Jerry, Os Flinstons, etc... Voltei a assistir desenhos quando minha filha mais velha nasceu. O primeiro que me lembro de tê-la levado para assistir no cinema foi Procurando Nemo. Tenho que confessar que chorei horrores. Amei o desenho, mas desidratei enquanto assistia com minha filhota no meu colo (acho que ela tinha 2 anos). Enfim, depois disso assistimos muitos outros desenhos maravilhosos, que hoje em dia encantam a todos nós. E um dos meus favoritos é o Ratatouille.



  Acho incrível o filme mostrar que trabalhar em uma cozinha é ralação, um ambiente onde predominam os homens, mas, principalmente, que é um local para apaixonados (ok, se você não for apaixonado, tem que ser pelo menos um pouco louco para trabalhar em uma cozinha profissional). E o filme mostra um pouco disso tudo. Além do mais o personagem principal é um rato, tão odiado pelos profissionais da área, mas tão fofinho que passa a ser a graça do filme. Enfim, minhas filhas têm vários dvd´s dos seus filmes preferidos mas, o dvd do Ratatouille não é delas... É meu!!! Rsrsrs.
  Quanto à receita de hoje, sempre faço em uma frigideira, refogando todos os legumes no azeite, até que estejam cozidos (corto em cubos não muito pequenos, gosto do meu ratatouille com uma apresentação mais rústica). Mas, em homenagem ao filme, decidi fazer com a apresentação que o ratinho faz para o crítico gastronômico: os legumes cortados em rodelas. Para isso, usei o forno.



Ratatouille

1berinjela
1 abobrinha
1 cebola roxa
3 tomates
1 pimentão vermelho
1 pimentão amarelo
azeite
sal
pimenta do reino
tomilho fresco



Corte todos os legumes em rodelas não muito finas. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto.
Coloque azeite no fundo de um refratário redondo, somente para untá-lo. Coloque os legumes seguindo uma ordem que deve ser repetida, até preencher toda a travessa. Por cima coloque os ramos de tomilho, regue com bastante azeite e tempere com mais um pouco de sal e pimenta do reino à gosto. Cubra o refratário com papel alumínio, ou papel manteiga, e leve ao forno pré-aquecido a 200º C por aproximadamente 1 hora (eu gosto que os meus legumes fiquem bem cozidos, e que os pimentões caramelizem, dando um sabor um pouco defumado ao ratatouille).
Este prato é muito saboroso, leve, e rende bastante!!!

2 comentários:

  1. Amei a receita vou experimentar!!Obrigado por compartilhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nice, desculpe a demora em responde-la, mas estava em São Paulo sem internet!! Espero que você goste desta receita, depois me conta. É bem saborosa!! Beijo.

      Excluir

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.