Páginas

11 de junho de 2013

Vamos fazer pizza em casa!!!

  Quem não gosta de pizza??? Eu não conheço ninguém (pelo menos não que eu saiba). Fazer sua pizza em casa não dá tanto trabalho assim, e é uma delícia... E tem mais uma vantagem, você escolhe os ingredientes de sua preferência. E o tempo que você leva para fazer é quase o mesmo que aguarda quando pede na pizzaria.
  Então, mão na massa...
 
 
Massa caseira para pizza
 
350 ml de água morna
10 g de fermento biológico seco (1 sachê)
1/2  colher chá de açúcar
2 colheres sopa de azeite
1 colher chá de sal
aproximadamente 450 g de farinha de trigo
 
Em um bowl coloque a água, o fermento e o açúcar, misture para dissolver o fermento e deixe descansar em temperatura ambiente por 10 minutos.
Após esse tempo, acrescente o sal, o azeite, e um pouco da farinha até a mistura ficar mais resistente. Polvilhe farinha sobre uma superfície de trabalho, coloque a massa e vá misturando e acrescentando farinha aos poucos, até a massa soltar das mãos. Não é necessário sovar, enquanto você trabalha a massa, ela vai ficar lisa e macia.
Unte uma tigela com azeite e coloque a massa, cobrindo com um pano. Deixe descansar por 1 hora em local protegido (eu guardo no forno desligado mesmo).
Pré-aqueça o forno a 240º C.
Dê um "soco" de leve na massa, para retirar o excesso de ar. Divida em duas partes iguais. Para abrir cada pizza, coloque farinha sobre a bancada e vá abrindo a massa com as mãos, do centro para as laterais, mantendo o formato redondo. Eu faço isso com as pontas dos dedos, tendo o cuidado de não rasgar a massa. Ela deve ficar fina, mas com as bordas mais altas.
Coloque o molho de tomate e o recheio de sua preferência (usei 250 g de mozarela ralada, 1 linguiça calabresa cortada em rodelas finas e 1/2 cebola grande fatiada.
Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos, você deve observar o tempo de seu forno, a casca vai ficar levemente dourada e a massa deve estar assada.
 
Rendimento: 2 pizzas de 30 cm de diâmetro.

Obs.: Talvez não seja necessário utilizar toda a farinha, eu usei menos. Cuidado para não deixar a massa pesada, acrescentando farinha demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.