Páginas

6 de junho de 2013

Ragu de carne com polenta

  Sem dúvida essa é uma das receitas que "aquecem nossa alma". O sabor do molho é delicioso, e posso garantir que a melhor forma de comer este prato é com uma colher!! Por que a minha polenta não é tão amarelinha quanto as outras? Ah, porque uso um pouco do molho maravilhoso desse ragu para dar mais sabor ao fubá.
  A origem da palavra ragu é francesa, e deriva do ragoût (guisado). A sua base é um refogado de legumes, e também se usa um bom vinho. O seu cozimento é bem lento, podendo levar até duas horas, o que resulta em uma carne e molho muito saborosos. Infelizmente, nem sempre temos esse tempo disponível então, quando necessário, recorro à panela de pressão.
  Em uma próxima ocasião irei mostrar a vocês o meu ragu à bolonhesa, que uso para acompanhar massas.


Ragu de carne com polenta

para o ragu

600 g de músculo limpo, cortado grosseiramente em pedaços grandes
1/2 cebola grande picada
1/2 cenoura grande picada
100 g de bacon cortado em cubinhos
3 dentes de alho picados
1 talo aipo (também conhecido como salsão) picado
óleo suficiente para o refogado
150 ml de vinho tinto
caldo de legumes*
1 lata de tomate pelado
sal
pimenta

*para o caldo de legumes
2 l de água
1/2 cebola
1/2 cenoura
6 folhas de aipo
2 ramos de salsa
pimenta
louro

Para fazer o caldo de legumes, leve todos os ingredientes ao fogo até levantar fervura e deixe cozinhar por 5 minutos. Coe e reserve.
Em uma panela de pressão, refogue no óleo a cebola, cenoura, alho, aipo e o bacon. Quando estiver tudo bem refogado, acrescente o músculo e tempere com sal e pimenta do reino (não salgue demais, deixe para acertar no final). Quando a carne dourar acrescente o vinho, deixando que evapore um pouco. Junte um pouco do caldo de legumes reservado, até que cubra toda a carne, o tomate pelado cortado grosseiramente, e tampe a panela. Cozinhe durante 35 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a "chiar". Abra e confira se a carne está bem macia, quase desmanchando, e o molho deve estar mais encorpado.



para a polenta

Coloque em uma panela duas conchas do molho da carne peneirado. Junte também um pouco do caldo de legumes (aproximadamente 800ml) e deixe levantar fervura. Vá adicionando fubá aos poucos, polvilhando com uma colher, e mexendo sempre, vigorosamente com um fouet, para que a mistura não fique empelotada. Acredito que tenha usado 3000 g do fubá. Vai depender da quantidade de polenta que você vai usar. Tempere com sal e pimenta do reino à gosto. Caso sua polenta fique muito firme, é só ir adicionando mais caldo aos poucos, sempre mexendo.

Sirva a polenta, e por cima coloque a carne com um pouco do molho. Salpique salsa e cebolinha picados.

Rendimento: aproximadamente 6 porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.