Páginas

25 de junho de 2013

Croque monsieur (a versão francesa do nosso misto quente)

  Eu não sei vocês, mas acho a língua francesa muito charmosa. Tudo o que é dito em francês fica chique (mesmo o pior dos palavrões :)
  Este sanduíche tão tradicional na França nada mais é do que uma versão DELICIOSA do nosso querido e conhecido misto-quente. Receita sem mistérios, rápida de fazer e que vale muito à pena...
Algumas pessoas usam o creme de leite, mas fiz da maneira tradicional, e a melhor para mim: com molho bechamel (o nosso molho branco). Este molho, em sua receita tradicional, não leva o queijo parmesão ralado. Mas eu acho que sabor nunca é demais!



Croque monsieur

para o molho bechamel

30 g manteiga sem sal
30 g farinha de trigo
600 ml de leite
1 colher sopa de queijo parmesão ralado (fino)
sal
pimenta do reino
noz moscada ralada

Coloque em uma panela a manteiga com a farinha de trigo. Com o auxílio de um fouet (aquele "batedor de ovos"), fique mexendo sempre, em fogo baixo, até cozinhar a farinha (a mistura não deve escurecer). Acrescente o leite, aos poucos, bem devagar mesmo, mexendo sempre e vigorosamente para não empelotar a mistura. Quando acrescentar todo o leite, junte o queijo parmesão e tempere com o sal, pimenta do reino e a noz moscada (cuidado, a noz moscada é o pulo do gato deste molho. Mas não coloque demais, vá provando, para que o seu sabor não fique forte demais). Continue mexendo até o molho engrossar. Desligue o fogo.



para o croque monsieur

o molho bechamel
12 fatias de pão (usei o de forma mesmo)
250 g de queijo gruyère ou emmental ralado (grosso)
8 fatias de presunto

Pré-aqueça o forno a 200º C. Torre um pouco as fatias de pão (use uma grelha ou uma torradeira, sem deixa-las muito escuras. O pão deve ficar levemente torrado).
Coloque algumas fatias de pão no fundo de uma travessa (a quantidade vai depender do tamanho da sua forma, saiba que eu usei 12 fatias de pão para fazer 3 camadas. Verifique sua travessa e decida a melhor maneira de colocar suas fatias de pão). Por cima do pão coloque 1/3 do molho, metade do presunto e 1/3 do queijo ralado grosso. Repita as camadas mais uma vez. Por último você vai fazer uma camada do pão, do molho e do queijo (na última camada você não usa o presunto). Leve ao forno para gratinar, por aproximadamente 30 minutos.



Rendimento: 6 porções.

Obs.: para forrar a minha travessa, eu usei 4 fatias de pão por camada, mas não usei todas inteiras. Eu deixei duas inteiras, e as outras duas cortei ao meio. Aí arrumei de maneira a formar um retângulo (como em um quebra cabeças rsrs). Foi a melhor forma de preencher a minha travessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.