Páginas

24 de maio de 2013

Cookies com gotas (que não são gotas) de chocolate

  Estive ausente durante esta semana. Muita correria, vazamento na cozinha sem solução... Enfim, final de semana espero trazer algo bem gostoso para vocês.
  E, para comemorar a sexta feira, uma receitinha que podemos fazer com as crianças e faz sucesso com todo mundo. Aqui em casa minhas filhas fazem, as amigas delas e as primas também (porque quase sempre tem criançada se reunindo aqui).
  Dessa vez experimentei a receita deste blog, que adoro. Escrevi no título deste post gotas "que não são gotas" porque eu só costumo comprar chocolate em barras, e não em gotas. E eu gosto quando meus cookies ficam com esse jeitinho rústico que o chocolate em lascas dá. A receita que escrevo aqui foi ligeiramente adaptada por mim, para facilitar minha vida (e também para se adequar ao que eu tinha em casa).



Cookies com gotas de chocolate

280 g de farinha de trigo
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
3/4 colher de chá de sal
200 g de manteiga sem sal, derretida, mas quase fria
200 g de açúcar granulado (o açúcar cristal)
100 g de açúcar mascavo
1 colher de chá de baunilha
3 colheres de sopa de água
200 g de chocolate meio amargo (em gotas, ou em lascas, como eu usei)

Coloque no bowl da batedeira a manteiga, os açúcares, a baunilha e bata, em velocidade baixa, até incorporar tudo. Peneire a farinha com o sal e o bicarbonato, e junte à mistura de manteiga, batendo mais um pouco em velocidade ainda baixa, até obter uma massa esfarelada. Junte a água, e você verá que a massa ficará mais uniforme. Misture o chocolate, usando uma espátula.
Eu faço os cookies usando duas colheres de sopa: pego uma quantidade de massa com uma das colheres e vou moldando os cookies em bolas com a ajuda da outra colher.
Coloque em assadeiras, dando uma boa distância entre os biscoitos, e deixe por alguns minutos na geladeira.
Coloque em forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 20 a 25 minutos (uma assadeira por vez, deixando a grade do forno na posição central).


Obs.: eu corto o chocolate usando uma boa faca - coloco a barra em cima de uma tábua e vou "raspando" a faca no chocolate, de modo que ela fique na posição vertical em relação à tábua.
Eu costumo usar as duas colheres para moldar os cookies, pois o calor das mãos derrete a manteiga.
Levo sempre os cookies à geladeira antes de assar pois, quando eles vão ao forno, acabam derretendo e se espalhando. Por isso também os moldamos como bolas, pois eles "achatam" conforme vão assando.

Rendimento: 30 unidades (vai depender do tamanho que você fizer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ADORO RECEBER SEUS COMENTÁRIOS, OBRIGADA POR VISITAR NOSSA COZINHA.