Páginas

16 de maio de 2014

Um delicioso falafel com molho de alho e tahine

     Sabem aquelas receitas que a gente demora a testar, mas quando faz pensa "por que não testei isso antes?". Sem dúvida a receita de hoje é uma delas. Virou uma das minhas preferidas, e as crianças adoraram. Disseram até que o meu falafel ficou "muito melhor do que aquele do restaurante". Coisa de filhas babonas :)
     Tínhamos comido esse bolinho em um restaurante de comida natural. Consegui identificar alguns ingredientes que eram usados, e me chamou bastante atenção o fato dele ter uma cor verde, por causa dos temperos. Consultei alguns livros, internet, mas nenhuma receita me pareceu especial. Resolvi então criar a minha receita de falafel, e fiquei muito feliz com o resultado. O grão de bico é muito nutritivo, e a proteína e ferro que estão presentes nele são muito bem aproveitados pelo nosso organismo. Além de tudo contém grande quantidade de tripofano, substância usada pelo organismo para produzir serotonina, nos dando sensação de bem estar (uma boa ajuda para melhorar nosso humor).
     A origem do falafel? Oriente médio. Sua receita varia, pode ser feita com grão de bico, feijão, ou os dois juntos. Já encontrei até receitas que levam fava. Ele é um bolinho frito, mas optei por assa-lo (muito mais saudável).
     Então vamos à minha versão: falafel com molho de alho e tahine.
     Ah, esqueci de dizer que amor e as crianças deram uma boa ideia, comer o falafel como aperitivo. Por que não?? Já pensei em comer o bolinho com esse molho, bebendo uma cerveja bem gelada.

 
 


Falafel com molho de alho e tahine

para o falafel

250 g de grão de bico*
2 dentes de alho
1/2 cebola
1 maço de coentro fresco*
1 maço de salsa fresca*
1/2 colh. chá de cominho em pó
1/2 colh. chá de páprica picante
1 boa pitada de pimenta calabresa em pó
sal à gosto
suco de 1/2 limão
3 colh. sopa de azeite mais um pouco para untar o tabuleiro*
1 colh. sopa de gergelim branco tostado
1 colh. sopa de gergelim preto tostado
farinha de trigo integral (se necessário)



Bater todos os ingredientes no processador, exceto o gergelim e a farinha, até formar uma pasta. Ela deve ficar úmida.







Transfira esta pasta para um bowl, e junte o gergelim branco e preto.
Essa massa deve ficar bem úmida mesmo, mas se tiver dificuldade de modelar, use um pouco de farinha de trigo integral (usei uma colher de sopa).
Modele os bolinhos (fiz o meu em formato de biscoito pois assei em forno. Se fritar pode fazer bolinhas) e leve ao forno pré-aquecido a 220º C por aproximadamente 30 minutos (na metade do tempo, vire os bolinhos).

para o molho

2 colh. sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 dente de alho (tire aquele miolinho do alho, para não ficar tão forte)
1 copo de iogurte natural desnatado
sal à gosto



Coloque o alho e uma pitada de sal em um almofariz, e amasse até formar uma pasta. Junte o tahine e misture bem. Por último acrescente o iogurte e misture até ficar homogêneo. Levar à geladeira até a hora de servir.

Rendimento: 10 bolinhos.


*Obs.: usei o grão de bico em lata, pois era o que tinha em casa. Lavei em água corrente e escorri bem. Se usar o grão de bico cru, vi em algumas receitas que deve-se deixar de molho em água durante a noite, e usar sem cozinhar. Caso não tenha esse tempo, cozinhe o grão de bico em panela de pressão.
Use as folhas e os talos da salsa e do coentro. Se o maço for muito grande, use metade.
A minha massa ficou bem úmida, difícil de manusear. Fiz bolinhas e dei o formato com elas já na assadeira. Caso vá fritar o falafel, não use azeite na massa, e acrescente mais farinha. Assim ela deve ficar mais sequinha.
Essa receita do molho rende bastante. Gostamos tanto do falafel que guardei o molho que sobrou pois fizemos mais bolinhos no dia seguinte.