Páginas

22 de janeiro de 2014

Bolo com banana

     Depois da correria de fim de ano estou tirando férias merecidas com as crianças. Nada de lugares sofisticados, nem de viagens longas... Estamos em nossa casa de praia, em um lugar próximo ao Rio de Janeiro mesmo. A praia é quase deserta, e reina um silêncio quebrado somente pelo barulho das árvores sacudindo com o vento e passarinhos cantando. Graças a Deus até aquela molecada que passa em qualquer lugar com o som de seus carros aos berros deu uma trégua...
     Como o lugar é simples, a comidinha feita em casa também é... Como não deixo faltar frutas em casa, comprei um bom punhado de bananas que amadureceram mais rápido do que o esperado. Na mesma hora as meninas pediram para fazer esta receita, mas eu expliquei que aqui onde estamos eu não conseguiria a farinha de trigo integral, etc. Então resolvi usar o que tinha e fiz a minha receita básica de bolo branco, que fica muito fofinho, e só incrementei com as bananas maduras. Ficou tão gostoso que resolvi quebrar o jejum de receitas e compartilhar com vocês. Bolinho simples, com gostinho de final de tarde acompanhado de um bom café.



Bolo com banana

2 xícaras chá de açúcar
200 g de margarina
3 ovos
1 xícara chá de leite
3 xícaras chá de farinha de trigo
1 colher sopa de fermento em pó

Bata bem o açúcar com a margarina até ficar um creme bem claro. Acrescente os ovos, bata mais um pouco. Junte o leite e a farinha e bata somente até misturar tudo. Por último acrescente o fermento mexendo novamente.

10 bananas prata (ou a de sua preferência)
1/2 xícara chá de açúcar
canela em pó a gosto

Corte as bananas no sentido do comprimento (fiz 4 fatias com cada uma) e reserve. Misture a canela com o açúcar.

Unte e enfarinhe um tabuleiro (usei um redondo com 25 cm de diâmetro). Coloque metade da massa de bolo, espalhe metade das bananas e polvilhe metade da mistura de canela com açúcar. Coloque por cima o restante da massa, das bananas e da mistura de canela. Leve ao forno pré-aquecido a 180º C por aproximadamente 45 minutos (o tempo depende do forno de cada um, estará pronto quando dourar e você espetar um palito na massa, e este sair limpo).

Obs.: essa receita de bolo me acompanha desde que sou garota (acho que fiz a primeira vez com 13 ou 14 anos). Ela fica bem fofinha e leve.
Como estava em casa de praia, não tinha balança nem medidas de xícara exatas. Não deixe de fazer este bolo, use uma xícara qualquer que você tenha à mão, e tente calcular a margarina "medindo" de olho (eu tinha um pote de 500 g cheio, e retirei para uso um pouco menos da metade da margarina, deu certinho).